Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorCavalini, Marcia Eliza
dc.date.accessioned2014-12-01T13:06:33Z
dc.date.available2014-12-01T13:06:33Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/630
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate as is the continued training of education at school and how the hours are meant planning in a democratic school management process, including what procedures and strategies used by the school and its staff in the organization of the proposed training continued happens and how school management, especially with regard to the role of school management and democratic managemen. In this qualitative research, case study, the subjects are the management team and teachers from a State School for Primary Education and EJA , located in the Northwest Region Barn State of Rio Grande do Sul The research is based on data collection through questionnaires in the educational space of that school. It was possible to understand to research the importance of collective spaces in school training to build projects that meet the needs of the professional teacher as critical and reflective. It was concluded that the school constitutes a privileged locus of teacher training when the training actions are settled in designing the role of teachers and coordinators and the autonomy of pedagogical project.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEspaços escolarespor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.titleGestão escolar democrática e a formação continuada dos professorespor
dc.title.alternativeDemocratic school management and continuing education teacherseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva investigar como acontece a formação continuada dos profissionais da educação no espaço escolar e como são destinadas as horas de planejamento num processo de gestão escolar democrática, compreendendo quais os procedimentos e estratégias utilizadas pela escola e seus profissionais na organização da proposta de formação continuada e como acontece a gestão escolar, principalmente no que diz respeito ao papel do gestor escolar e gestão democrática. Nesta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, os sujeitos são a equipe diretiva e professores de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e EJA, localizada na Região Celeiro do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A investigação esta baseada na coleta de dados através de questionários no espaço educacional da referida escola. Foi possível compreender com a pesquisa a importância dos espaços coletivos na escola para a construção de projetos formativos que atendam as necessidades do professor como profissional crítico-reflexivo. Concluiu-se que a escola constitui-se um lócus privilegiado de formação docente quando as ações de formação estão assentadas na concepção do protagonismo dos professores e coordenadores pedagógicos e na autonomia do projeto pedagógico.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples