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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorDorneles, Rosana Silveira
dc.date.accessioned2014-12-01T13:41:32Z
dc.date.available2014-12-01T13:41:32Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/631
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe research reflect on the relationship between school and family under the backdrop of democratic management. The study aimed to analyze the degree of reach of the family participation in school, taking as guiding thread the perspective of democratic management. How research problem, question: how school mobilizes the community to attend the pedagogic management, administrative and financial of the school? This is a qualitative research, which had as instrument of data collection the semistructured interviews. The reflexive analysis of the researched universe pointed out that school mobilizes the community, inviting her to join his dynamics to collect funds, by virtue of the so many demands that the school needs to account and of the few public funds that receives from the state. With this informations, evaluates that the degree of reach of family participation in school occurs by the bias of help and the collaboration, focusing, thereby, in financial orders issues. In the light of theoretical anchors countersigned, the research signaled that the reduction of community participation in fundraising for "sustain", financially, the school reaffirms the privatista logic of the education, such as the neoliberalism wish. Such a scenario points to the need to democratize the debate with the community to raising this logic - historically asleep of society –, in order to germinate in the new generations the outcry of struggle for social rights, including from the education, ensured by law. The effort turns back towards enlarging the understanding of that community participation goes beyond aid, which enables demystify the privatista logic in education, contesting what is really behind this kind of public policy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.titleEntre auxílio e participação: o que se esconde por trás?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa reflete sobre a relação da escola com a família sob o pano de fundo da gestão democrática. O estudo teve como objetivo analisar o grau de alcance da participação da família na escola, tomando como fio condutor a perspectiva da gestão democrática. Como problema de pesquisa, questiona: como a escola mobiliza a comunidade para participar da gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise reflexiva do universo pesquisado apontou que a escola mobiliza a comunidade, convidando-a a participar de sua dinâmica para arrecadar fundos, em virtude das tantas demandas que a escola precisa dar conta e dos poucos recursos públicos que recebe por parte do Estado. De posse dessas informações, avalia-se que o grau de alcance da participação da família na escola ocorre pelo viés da ajuda e da colaboração, concentrando-se, assim, em questões de ordem mais financeira. A luz dos aportes teóricos referendados, a pesquisa sinalizou que a redução da participação da comunidade na arrecadação de recursos para sustentar financeiramente a escola reafirma a lógica privatista da educação, tal como deseja o neoliberalismo. Tal cenário aponta para a necessidade de democratizar o debate com a comunidade para suscitar essa lógica - historicamente adormecida da sociedade -, a fim de germinar nas novas gerações o clamor de luta pelos direitos sociais, inclusive o da educação, assegurado por lei. O esforço se volta no sentido de ampliar a compreensão de que a participação da comunidade vai além de auxílios, o que possibilita desmistificar a lógica privatista na educação, contestando o que realmente está por trás desse tipo de política pública.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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