As redes sociais no jornalismo radiofônico: as estratégias interativas adotadas pelas rádios Gaúcha e CBN
Fecha
2013-12-06Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As transformações pelas quais passa o radiojornalismo no atual contexto da
convergência midiática fundamentam esta dissertação, que tem como objetivo principal
investigar as estratégias interativas adotadas por rádios informativas por meio das redes
sociais digitais. Para tanto, foram escolhidas como objetos de pesquisa as emissoras de
rádio CBN e Gaúcha, ambas com programação voltada fundamentalmente ao
radiojornalismo e forte inserção no ambiente on-line, sendo a primeira com alcance
nacional e a segunda com âmbito regional, restrita ao Estado do Rio Grande do Sul. O
estudo é desenvolvido a partir da aplicação de uma metodologia de pesquisa mista,
partindo de uma revisão bibliográfica que perpassa pelos conceitos de convergência,
comunicação radiofônica, interatividade e redes sociais digitais. Ao percurso teórico foi
acrescentado o estudo comparativo de casos, que se baseou em evidências coletadas
através da consulta a documentos, observação direta de sites e perfis em sites de redes
sociais, entrevistas em profundidade e ainda da análise de conteúdo, método aplicado ao
conteúdo sonoro e digital de ambas as emissoras. O cruzamento das discussões teóricas
e dos dados obtidos na pesquisa empírica permitiu a reflexão quanto à adequação das
emissoras ao processo de convergência, indicando diferentes níveis de adaptação. A
pesquisa apontou também para uma ampla valorização dos ambientes digitais pelas
rádios analisadas, em especial os sites de redes sociais. Estes espaços, contudo, são
empregados principalmente para a difusão de conteúdos. A interatividade com os
ouvintes, compreendida a partir da noção de reciprocidade, revelou-se em segundo
plano, demonstrando que apesar de inseridos no ecossistema digital, as rádios ainda não
têm total domínio das novas ferramentas interativas viabilizadas pelas tecnologias de
informação e comunicação.