A gestão escolar democrática e a qualidade na educação infantil
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Data
2013-11-30Autor
Irassochio, Fabiana Aparecida Penz
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Este trabalho monográfico tem como temática a gestão escolar democrática e a qualidade da Educação Infantil. Para tanto, busca-se responder ao seguinte problema: como se constitui a Educação Infantil de qualidade em suas inter-relações com a gestão democrática? Sendo assim, percebe-se a importância de os gestores e professores priorizarem princípios de democratização da escola, considerando em especial a transparência, a participação, a coletividade e o compartilhamento de ações educacionais para que a educação infantil assuma seu real significado e em proporções político-pedagógicas de qualidade na oferta de seus serviços à comunidade. Adotou-se, portanto, por objetivo geral investigar como a gestão democrática repercute na qualidade da Educação Infantil. Por objetivos específicos priorizou-se analisar os principais aportes teórico-legais relacionados à educação infantil de qualidade, destacando a importância desta primeira etapa da educação básica; reconhecer como se constitui a Educação Infantil de qualidade; verificar em uma escola municipal de Nicolau Vergueiro - RS as inter-relações entre gestão escolar democrática, qualidade e educação infantil. Nesta perspectiva realizou-se um estudo de caso de abordagem qualitativa, numa escola de educação infantil do município de Nicolau Vergueiro , RS. Os resultados da pesquisa apontam que a qualidade da educação oferecida ao público infantil deve ser prioridade, e a gestão democrática na escola de educação infantil do município de Nicolau Vergueiro é efetuada pela equipe gestora e professores por meio do diálogo e tomadas de decisões conjuntas dentro do possível. Mas, o conceito de gestão democrática não está bem definido no referido município, pois a tomada das decisões fica centralizada na Secretaria de Educação a qual precisa investir cada vez mais na formação dos profissionais da educação, assim como na interdependência entre qualidade da educação e a consecução dos princípios e mecanismos de gestão democrática, em especial a partir da autonomia escolar. Também, verificou-se que são indicativos de qualidade na educação infantil: ambiente educativo, prática pedagógica e avaliação, gestão escolar democrática, formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da escola, ambiente físico escolar, acesso e permanência dos alunos na escola.
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- Gestão Educacional - EaD [951]