Política e participação: análise das estratégias comunicacionais utilizadas pela candidata Manuela D Ávila na campanha à prefeitura de Porto Alegre em 2012
Abstract
Esta dissertação parte da noção de que vivemos em uma sociedade midiatizada e em rede, fator que modifica as relações sociais e as lógicas dos mais diversos campos, inclusive da comunicação e da política. Nesse contexto, a presente pesquisa se propõe a investigar de que maneira determinadas estratégias comunicacionais empregadas pela campanha da candidata Manuela D‟Ávila à prefeitura de Porto Alegre, em 2012, afetam a participação política. Assim, nosso problema de pesquisa é: em que medida e de que modo as estratégias comunicacionais utilizadas na campanha da candidata Manuela D‟Ávila possibilitaram a participação política? Portanto, o objetivo geral do estudo é averiguar a relação existente entre as estratégias comunicacionais de promoção à participação política empreendidas pela campanha e a participação que, efetivamente, foi alcançada. Os objetivos específicos consistem em: analisar as estratégias comunicacionais de promoção à participação política empregadas pela candidata Manuela D‟Ávila na campanha de 2012 à prefeitura de Porto Alegre; compreender as especificidades das estratégias que buscam fomentar a participação política na internet; observar, comparativamente, os tipos distintos de estratégias: convencional e para internet. Para alcançar essas metas, fizemos, primeiramente, uma revisão bibliográfica a partir das noções que movimentam a pesquisa. Depois, realizamos um estudo de caso da campanha da candidata Manuela D‟Ávila, adotando, como unidades incorporadas de análise, as estratégias do Bairro a Bairro e do website Novas Ideias POA. Os dados que compõem o corpus do estudo foram coletados por meio de entrevistas em profundidade, documentação e observação.