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dc.contributor.advisorTrindade, Bernardete
dc.creatorFarias, Andiara Souto de
dc.date.accessioned2014-12-02T12:56:17Z
dc.date.available2014-12-02T12:56:17Z
dc.date.issued2013-12-21
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/635
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractEnvironmental Education (EE) has long been crafted disconnected from human reality how the man was not part of nature and was not responsible for the various transformations in space. The issue of sustainability and EA are faced with the paradigm of "risk society". This implies the need to multiply the social practices based on strengthening the right of access to information and education in an integrative perspective. Therefore, this study aims to develop an analysis of environmental education and the perception of it by young people and adults, high school, the State Basic School Pedro Nunes de Oliveira, Pantano Grande. Participatory research seeks to promote environmental education through the implementation of recycled paper workshop, homemade soap, agroecological vegetable garden, composting and recycling. Qualitative analysis is the environmental perception of the group studied via data collected by environmental diagnosis. At the end of this work it is concluded that the individual independent of their social class , age or culture needs to be informed about what is environmental education, as well is inserted in the subject, being an agent capable of multiplying teachings, transforming their reality and the community where it operates. The individual expressions of the search demarcate a process of awareness and caring for the environment issue.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSocioambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.titleA educação ambiental como transformador socialpor
dc.title.alternativeEnvironmental education how social transformereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) foi por muito tempo trabalhada de forma desconectada da realidade humana como se o homem não fizesse parte da natureza e não fosse responsável por diversas transformações no espaço. O tema da sustentabilidade e EA confrontam-se com o paradigma da sociedade de risco. Isto implica a necessidade de multiplicarem as práticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso à informação e à educação em uma perspectiva integradora. Para tanto, este trabalho objetiva desenvolver uma análise da Educação Ambiental e a percepção da mesma por jovens e adultos, do ensino médio, da Escola Estadual de Educação Básica Pedro Nunes de Oliveira, de Pantano Grande. A pesquisa participante busca a promoção de ações de educação ambiental, através da realização de oficina de papel reciclado, sabão caseiro, horta agroecológica, composteira e reciclagem. A análise qualitativa consiste na percepção ambiental do grupo estudado através de dados coletados por diagnóstico socioambiental. Ao final deste trabalho conclui-se que o indivíduo independente de sua classe social, idade ou cultura necessita estar informado sobre o que é a Educação Ambiental, pois assim é inserido na temática, sendo um agente capaz de multiplicar ensinamentos, transformando a sua realidade e da comunidade que está inserida. As expressões individuais da pesquisa demarcam um processo de sensibilização e inquietação para a problemática ambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [321]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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