A educação ambiental como ferramenta de transformação socioambiental
Resumo
A preocupação com a crescente e acelerada degradação do meio ambiente e o
comprometimento da qualidade de vida das gerações futuras, ambos relacionados à
Educação Ambiental, fizeram com que surgisse a necessidade de estudar e
identificar as percepções e ressaltar a importância da educação Ambiental aos
estudantes do ensino médio de uma escola privada, na cidade de Cachoeira do Sul.
O objetivo deste trabalho foi identificar as percepções e ressaltar a importância da
educação Ambiental aos estudantes do ensino médio de uma escola privada. A
presente pesquisa utiliza-se da Educação Ambiental como uma ferramenta
transformadora dentro de um contexto socioambiental, implicando diretamente no
comportamento dos mesmos. Este trabalho tem caráter exploratório com aplicação
de questionário com intencionalidade de abordagem dos resultados de forma
quantitativa e qualitativa, com ênfase na pesquisa participante. Este estudo foi
realizado com 100 estudantes com faixa etária entre 15 e 17 anos de idade,
oriundos do ensino médio de um colégio de ensino privado no município de
Cachoeira do Sul, RS. Como resultados os estudantes, cerca de 95% dos
entrevistados, acreditam que é possível que a sociedade possa continuar evoluindo
e desenvolvendo-se economicamente em harmonia com as políticas de preservação
ambiental. Conclui-se que a Educação Ambiental tem sim o poder de transformar os
nossos estudantes em pessoas com percepção e consciência socioambiental,
possibilidade que no futuro possamos ter uma sociedade impregnada de valores e
conhecimento ético e ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]