dc.contributor.advisor | Gracioli, Cibele Rosa | |
dc.creator | Miguel, Samir Elias | |
dc.date.accessioned | 2014-12-02T14:44:31Z | |
dc.date.available | 2014-12-02T14:44:31Z | |
dc.date.issued | 2013-12-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/638 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The concern with the growing and accelerated environmental degradation and
compromised quality of life for future generations , both related to environmental
education , meant that the need arose to study and identify the perceptions and
highlight the importance of environmental education to school students means of a
private school in the town of Cachoeira do Sul the aim of this study was to identify
the perceptions and highlight the importance of environmental education to high
school students at a private school . This research uses from the Environmental
Education as a transformative tool within an environmental context, implying directly
in their behavior. This work is exploratory with a questionnaire with intent to approach
the results of quantitative and qualitative manner, with an emphasis on participatory
research. This study was conducted with 100 students aged between 15 and 17
years old, coming from high school to a college in private schools in the city of
Cachoeira do Sul, RS. As a result students, about 95 % of respondents believe that it
is possible that the company can continue evolving and developing economically in
accordance with the policies of environmental preservation. It is concluded that
environmental education does have the power to transform our students of today in
people with perception and environmental awareness, the possibility that in the future
we can have a society steeped in values and ethical and environmental knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Transformação socioambiental | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.title | A educação ambiental como ferramenta de transformação socioambiental | por |
dc.title.alternative | Environmental education as a tool of social and environmental transformation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A preocupação com a crescente e acelerada degradação do meio ambiente e o
comprometimento da qualidade de vida das gerações futuras, ambos relacionados à
Educação Ambiental, fizeram com que surgisse a necessidade de estudar e
identificar as percepções e ressaltar a importância da educação Ambiental aos
estudantes do ensino médio de uma escola privada, na cidade de Cachoeira do Sul.
O objetivo deste trabalho foi identificar as percepções e ressaltar a importância da
educação Ambiental aos estudantes do ensino médio de uma escola privada. A
presente pesquisa utiliza-se da Educação Ambiental como uma ferramenta
transformadora dentro de um contexto socioambiental, implicando diretamente no
comportamento dos mesmos. Este trabalho tem caráter exploratório com aplicação
de questionário com intencionalidade de abordagem dos resultados de forma
quantitativa e qualitativa, com ênfase na pesquisa participante. Este estudo foi
realizado com 100 estudantes com faixa etária entre 15 e 17 anos de idade,
oriundos do ensino médio de um colégio de ensino privado no município de
Cachoeira do Sul, RS. Como resultados os estudantes, cerca de 95% dos
entrevistados, acreditam que é possível que a sociedade possa continuar evoluindo
e desenvolvendo-se economicamente em harmonia com as políticas de preservação
ambiental. Conclui-se que a Educação Ambiental tem sim o poder de transformar os
nossos estudantes em pessoas com percepção e consciência socioambiental,
possibilidade que no futuro possamos ter uma sociedade impregnada de valores e
conhecimento ético e ambiental. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |