A meritocracia como fator motivacional na administração pública
Abstract
A meritocracia é uma ferramenta de gestão de pessoas muito utilizada na inciativa privada. Já na administração pública, a meritocracia como fator motivacional
encontra resistência para sua implantação. Em junho de 2010 no Estado do Rio Grande do Sul, foi assinado o Decreto 47.258 que regulamentou a Lei 13.421. Esta lei instituiu a carreira de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão na Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. Esta nova carreira foi a primeira a adotar o sistema de meritocracia na Administração Pública Estadual do RS. Passados pouco mais de dois anos da criação da nova carreira, faz-se necessária uma avaliação da percepção da categoria em relação aos conceitos da meritocracia ao qual estão submetidos. Procurando atingir este objetivo, esta pesquisa é norteada pela seguinte questão: Qual o grau de motivação dos servidores com o atual plano de carreira meritocrático? Realizou-se a pesquisa utilizando o método de abordagem descritivo, aplicando procedimentos de pesquisa bibliográficos, documentais e de levantamento censitário tipo survey. Foi utilizado o questionário como instrumento para coleta dos dados e um corte-transversal caracterizando a coleta em um só momento. Para a análise e tratamento fo empregado os métodos quantitativo e qualitativo, sendo o primeiro mais fortemente utilizado neste estudo. Na análise dos resultados, foi possível avaliar que o grau de motivação depende muito mais da forma como um plano de carreira meritocrático é discutido e implementado do que suas características. Principalmente porque tudo que é discutido de forma cooperativa possui tendência de sofrer menos resistência quando implementado.
Collections
- Gestão Pública - EaD [365]