dc.contributor.advisor | Scherer, Flavia Luciane | |
dc.creator | Silva, Christiano Moritz da | |
dc.date.accessioned | 2014-03-10 | |
dc.date.accessioned | 2014-03-10T11:31:44Z | |
dc.date.available | 2014-03-10T11:31:44Z | |
dc.date.issued | 2013-01-07 | |
dc.date.submitted | 2014-03-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/65 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Meritocracia | por |
dc.subject | Administração pública | por |
dc.subject | Plano de carreira | por |
dc.title | A meritocracia como fator motivacional na administração pública | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Picada Café, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | A meritocracia é uma ferramenta de gestão de pessoas muito utilizada na inciativa privada. Já na administração pública, a meritocracia como fator motivacional
encontra resistência para sua implantação. Em junho de 2010 no Estado do Rio Grande do Sul, foi assinado o Decreto 47.258 que regulamentou a Lei 13.421. Esta lei instituiu a carreira de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão na Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. Esta nova carreira foi a primeira a adotar o sistema de meritocracia na Administração Pública Estadual do RS. Passados pouco mais de dois anos da criação da nova carreira, faz-se necessária uma avaliação da percepção da categoria em relação aos conceitos da meritocracia ao qual estão submetidos. Procurando atingir este objetivo, esta pesquisa é norteada pela seguinte questão: Qual o grau de motivação dos servidores com o atual plano de carreira meritocrático? Realizou-se a pesquisa utilizando o método de abordagem descritivo, aplicando procedimentos de pesquisa bibliográficos, documentais e de levantamento censitário tipo survey. Foi utilizado o questionário como instrumento para coleta dos dados e um corte-transversal caracterizando a coleta em um só momento. Para a análise e tratamento fo empregado os métodos quantitativo e qualitativo, sendo o primeiro mais fortemente utilizado neste estudo. Na análise dos resultados, foi possível avaliar que o grau de motivação depende muito mais da forma como um plano de carreira meritocrático é discutido e implementado do que suas características. Principalmente porque tudo que é discutido de forma cooperativa possui tendência de sofrer menos resistência quando implementado. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |