dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Fonsêca, Marli Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2014-12-30T14:17:39Z | |
dc.date.available | 2014-12-30T14:17:39Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/651 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This monographic study have problematic to search: What are the contributions of school management to success in student learning at school? Has as main objective: Identify the contributions of school management to the success in student learning at school. The specific objectives are so represented: Recognize in the work of school management what contributions that provide a most significant teaching; Analyze the role of school management as a success factor in the teaching-learning; Identify actions and instruments of school management that interfere in the construction of knowledge and student learning. For this purpose, uses authors such as: Lück (2000, 2005, 2006, 2009), Libâneo (2003, 2004), Demo (1996), and others, in addition to the current Law of Guidelines and Bases of National Education. This study is constituted with a qualitative research, with collecting data through interviews with group - that involves director, coordinator, teachers and students of Public School of the Municipality of Pinheirinho do Vale – RS, with posterior textual analysis. So, is it possible the knowledge of the importance of school management, well as the acting of the manager in front of the process of teaching-learning mobilizing for effective and attractive education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Qualidade e ensino | por |
dc.title | A gestão escolar como fator de sucesso para aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como problemática de pesquisa: Quais as contribuições da gestão escolar para o sucesso na aprendizagem dos alunos na escola? Tem como principal objetivo: Identificar as contribuições da gestão escolar para o sucesso da aprendizagem dos alunos na escola. Os objetivos específicos são assim representados: Reconhecer no trabalho de gestão escolar quais contribuições que proporcionam uma aprendizagem significativa; Analisar o papel de gestão escolar como fator de sucesso no processo de ensino-aprendizagem; Identificar ações e instrumentos da gestão escolar que interferem na construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos. Para tanto, utiliza-se autores como Lück (2000,2005, 2006, 2009), Libâneo (2003, 2004), Demo (1996), entre outros, além da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Este estudo constitui-se como uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de entrevista - que envolve diretora, coordenadora, professores e alunos da Escola Estadual do Município de Pinheirinho do Vale – RS, com posterior análise textual. Através desta pesquisa, possibilitou-se o reconhecimento da importância da gestão escolar, a comunidade a que pertence a escola lócus da pesquisa, bem como da atuação do gestor frente ao processo de ensino-aprendizagem mobilizando para uma educação eficiente e atraente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |