Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorFonsêca, Marli Rodrigues da
dc.date.accessioned2014-12-30T14:17:39Z
dc.date.available2014-12-30T14:17:39Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/651
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis monographic study have problematic to search: What are the contributions of school management to success in student learning at school? Has as main objective: Identify the contributions of school management to the success in student learning at school. The specific objectives are so represented: Recognize in the work of school management what contributions that provide a most significant teaching; Analyze the role of school management as a success factor in the teaching-learning; Identify actions and instruments of school management that interfere in the construction of knowledge and student learning. For this purpose, uses authors such as: Lück (2000, 2005, 2006, 2009), Libâneo (2003, 2004), Demo (1996), and others, in addition to the current Law of Guidelines and Bases of National Education. This study is constituted with a qualitative research, with collecting data through interviews with group - that involves director, coordinator, teachers and students of Public School of the Municipality of Pinheirinho do Vale – RS, with posterior textual analysis. So, is it possible the knowledge of the importance of school management, well as the acting of the manager in front of the process of teaching-learning mobilizing for effective and attractive education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectQualidade e ensinopor
dc.titleA gestão escolar como fator de sucesso para aprendizagempor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia tem como problemática de pesquisa: Quais as contribuições da gestão escolar para o sucesso na aprendizagem dos alunos na escola? Tem como principal objetivo: Identificar as contribuições da gestão escolar para o sucesso da aprendizagem dos alunos na escola. Os objetivos específicos são assim representados: Reconhecer no trabalho de gestão escolar quais contribuições que proporcionam uma aprendizagem significativa; Analisar o papel de gestão escolar como fator de sucesso no processo de ensino-aprendizagem; Identificar ações e instrumentos da gestão escolar que interferem na construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos. Para tanto, utiliza-se autores como Lück (2000,2005, 2006, 2009), Libâneo (2003, 2004), Demo (1996), entre outros, além da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Este estudo constitui-se como uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de entrevista - que envolve diretora, coordenadora, professores e alunos da Escola Estadual do Município de Pinheirinho do Vale – RS, com posterior análise textual. Através desta pesquisa, possibilitou-se o reconhecimento da importância da gestão escolar, a comunidade a que pertence a escola lócus da pesquisa, bem como da atuação do gestor frente ao processo de ensino-aprendizagem mobilizando para uma educação eficiente e atraente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples