dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Diel, Vanessa Letícia | |
dc.date.accessioned | 2014-12-30T14:42:26Z | |
dc.date.available | 2014-12-30T14:42:26Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/652 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Democratic management is subject belongs to the constant investigation of educators in search of a quality education. The implementation of a project of democratic management suggests a rupture with traditional patterns and establishes transformations in field of schools and education systems. However, this present study has the theme: "Democratic management: determining factor for quality education." The problematization is based on reflecting on what factors are essential to the practice of a process of democratic management in school and that way these fundamental factors makes a quality school? The main objective is to analyze the school management as a process of democratization and search for quality in education. Among the specific objectives intends to research for the principle of democratic management in education well as its size in school management; investigate in what way the democratic management helps to make a quality education; analyze in what way the democratic management can be a way for a school of access to all respecting the individuality and working with diversity, seeking the true quality of education, and, considering the importance of participation in democratic management. We opted for the bibliographic research because it provides subsidies of reflection and pervade by different theorists who can contribute to the solidification of the concepts explored in this study. For this, we use the authors as: Lück, Freire, Ferreira and others. Democratic management indicates the achievement of new shares of organization and management activities based on a process that benefits the collective and participatory actions decision-making, however participation composes a fundamental factor to be practiced by all who set the school daily. It is built in the daily school and suggests rethinking the logic of organization and participation in relationships and dynamics, taking as a basis the discussion of the mechanisms of participation, the mission of the school, as well as the setting of goals and decision making conscious and collective, creating opportunities means for quality education becomes a reality for all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Educação de qualidade | por |
dc.title | Gestão democrática: fator determinante para uma educação de qualidade | por |
dc.title.alternative | Democratic management: determining factor for a quality education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A gestão democrática é assunto que pertence à investigação constante de educadores em busca de uma educação de qualidade. A execução de um projeto de gestão democrática sugere uma ruptura com padrões tradicionais e estabelece transformações no campo das escolas e dos sistemas de ensino. Todavia, este presente trabalho tem como tema: "Gestão democrática: fator determinante para uma educação de qualidade". A problematização fundamenta-se em refletir sobre quais são os fatores essenciais para a prática de um processo de gestão democrática na escola e de que maneira estes fatores fundamentais tornam uma escola de qualidade? O objetivo principal é analisar a gestão escolar como processo de democratização e busca pela qualidade na educação. Dentre os objetivos específicos pretende-se pesquisar sobre o princípio da gestão democrática na educação bem como a sua dimensão na gestão escolar; Investigar de que forma a gestão democrática contribui para tornar uma educação de qualidade; Analisar de que forma a gestão democrática pode ser um caminho para uma escola de acesso a todos que respeita a individualidade e trabalha com a diversidade, buscando a verdadeira qualidade na educação; e, considerar a importância da participação para gestão democrática. Optou-se pela pesquisa bibliográfica por proporcionar subsídios de reflexão e perpassar por diferentes teóricos que podem contribuir para a solidificação dos conceitos neste estudo explorados. Para tal, utiliza-se de autores como: Lück, Freire, Ferreira dentre outros. A gestão democrática indica a concretização de novas ações de organização e gestão, ações fundamentadas em um processo que beneficie as ações coletivas e participativas de decisão, entretanto a participação compõe um fator fundamental a ser praticada por todos que estabelecem o cotidiano escolar. É construída no cotidiano escolar e sugere repensar a lógica da organização e participação nas relações e dinâmicas, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de participação, as finalidades da escola, bem como, a definição de metas e a tomada de decisão consciente e coletiva, oportunizando meios para que a educação de qualidade torne-se uma realidade para todos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |