Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazzetti, Cleonice Maria
dc.creatorBorin, Alessiana
dc.date.accessioned2015-01-09T14:32:26Z
dc.date.available2015-01-09T14:32:26Z
dc.date.issued2013-09-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/662
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work completion of the specialization in Teaching in Early Childhood Education entitled "The representation of pedagogical work in the perspective of parents of children in a class of maternal" aims to analyze the understandings that parents and / or guardians have about the work designed with young children in early childhood education center. For this, we used the theoretical assumptions of Moscovici (2001, 2009) and Jodelet (2001) with respect to the representations, besides the writings and Sarach Spodek (1998) on the participation of parents in the school life of their children and wadas and Souza (2000) with respect to the educational institution. With regard to methodology, the same approach was characterized as qualitative, case study, data were gathered through semi-structured interviews, and daily records of observations. From the data analysis, it can be noticed that there is a need to clarify with the parents the goals of early childhood education, breaking with the paternalistic idea that still persists in child care. So, were triggered actions aimed at effective participation of parents in the school life of their children; also sought support parents to modify their initial understanding of the functions of the educational service school in childhood.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectRelação pais-escolapor
dc.titleA representação do trabalho pedagógico na perspectiva dos pais das crianças de uma turma de maternalpor
dc.title.alternativeThe representation of the pedagogical work in the perspective of parents of children in a class of maternalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil intitulado "A representação do trabalho pedagógico na perspectiva dos pais das crianças de uma turma de maternal" teve como objetivo analisar os entendimentos que os pais e/ou responsáveis apresentam acerca do trabalho desenvolvido com crianças pequenas numa escola de Educação Infantil. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos de Moscovici (2001; 2009) e Jodelet (2001) no que tange às representações, além dos escritos de Spodek e Sarach (1998) sobre a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e de Wadas e Souza (2000) com relação à instituição escolar. No que se refere à metodologia, a mesma caracterizou-se como abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, cujas informações foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada, além de registros diários de observações. A partir da análise dos dados, pode-se perceber que há a necessidade de se esclarecer junto aos pais os objetivos da Educação Infantil, rompendo-se com a ideia assistencialista que ainda persiste no atendimento à criança. Para tanto, foram desencadeadas ações que visavam uma participação efetiva dos pais na vida escolar de seus filhos; também se buscou subsidiar os pais para modificar seu entendimento inicial a respeito das funções do atendimento educacional escolar na infância.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples