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dc.creatorAzzolin, Kelli Anne Santos
dc.date.accessioned2012-09-19
dc.date.available2012-09-19
dc.date.issued2012-02-28
dc.identifier.citationAZZOLIN, Kelli Anne Santos. PREVIOUS CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON SOLUBILITY AND THE DEVELOPMENT OF EXPERIMENTAL ACTIVITIES AS A TOOL FOR THE IMPROVEMENT OF TEACHING. 2012. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6658
dc.description.abstractThe knowledge of previous conceptions of students is an important tool in the teaching-learning process, since it can significantly help the planning of educational activities. Solubility is a fundamental concept in Chemistry present in a wide range of everyday situations; however, it is little explored regarding previous conceptions. In this context, this study aimed to investigate the previous conceptions of high school students on solubility, to evaluate if Biology and Chemistry teachers develop experimental and interdisciplinary activities on the theme and to elaborate a booklet with experiments on solubility. The study was performed in public schools of Santa Maria-RS and Rosário do Sul-RS and involved 314 students and 30 teachers of Biology and Chemistry. In order to investigate the previous conceptions of students, we used a semi-structured questionnaire for data collection consisting of questions concerning the concept of solubility, the importance of this concept in everyday life and the existence of correlation of this content with the content studied in Biology. With regard to Biology and Chemistry teachers, we used a closed questionnaire with issues related to the workload of teachers, the realization of practical classes and the interdisciplinary approach of the solubility content. In general, we verified that students have knowledge about solubility, but little is based on scientific knowledge. Students also reported the importance of this knowledge mainly regarding the food. The results obtained also showed that most of the teachers do not work the theme solubility in an interdisciplinary way or perform experimental activities related to it. Therefore, we can conclude that some teachers still have a fragmented and compartmentalized teaching, where the student is a mere receiver of knowledge. After the analysis of the data obtained, a booklet will be prepared with experiments on solubility, which will be distributed to teachers participating the research in order to help them carry out these experiments and develop new experimental activities in the classroom.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcepções préviaspor
dc.subjectSolubilidadepor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectPrevious conceptionseng
dc.subjectSolubilityeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.titleConcepções prévias de estudantes do ensino médio sobre solubilidade e o desenvolvimento de atividades experimentais como ferramenta para a melhoria do ensinopor
dc.title.alternativePrevious conceptions of high school students on solubility and the development of experimental activities as a tool for the improvement of teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO conhecimento das concepções prévias dos estudantes constitui uma ferramenta de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas podem auxiliar de forma significativa no planejamento de atividades pedagógicas. Um conceito fundamental em Química e pouco explorado nas investigações sobre concepções prévias é o conceito de solubilidade, o qual está presente em uma vasta gama de situações do cotidiano. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivos: investigar as concepções prévias de estudantes do Ensino Médio sobre solubilidade; averiguar se os professores de Biologia e Química desenvolvem atividades experimentais e interdisciplinares sobre o tema; e elaborar uma apostila com experimentos sobre solubilidade. O estudo foi realizado em Escolas Públicas de Santa Maria-RS e Rosário do Sul-RS e envolveu 314 estudantes e 30 professores de Biologia e Química. A fim de investigar as concepções dos estudantes, foi utilizado para coleta de dados um questionário semi-estruturado composto por questões referentes ao conceito de solubilidade, a aplicabilidade deste conceito no dia a dia e a existência de correlação deste conteúdo com os trabalhados em Biologia. Com relação aos professores de Biologia e Química, foi utilizado um questionário fechado composto por questões referentes à carga horária dos professores, a realização de aulas práticas e a abordagem interdisciplinar do conteúdo solubilidade. De forma geral, verificou-se com este estudo, que os estudantes possuem conhecimentos sobre o tema solubilidade, porém pouco ancorados em conhecimentos científicos e que também relacionam a importância deste conhecimento principalmente com a Alimentação. Os resultados obtidos, também mostram que a maioria dos professores não trabalha o tema Solubilidade de forma interdisciplinar e nem realiza atividades experimentais sobre conteúdos relacionados. Pode-se concluir que alguns professores ainda mantêm um Ensino fragmentado e compartimentalizado, onde o estudante é um mero receptor de conhecimentos. Após a análise dos dados obtidos, será elaborada uma apostila com experimentos sobre solubilidade, a qual será distribuída aos professores participantes da pesquisa. Pretende-se auxiliá-los na execução destes experimentos e no desenvolvimento de novas atividades experimentais em sala de aula.por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Nilda Berenice de Vargas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795127P7por
dc.contributor.referee1Wagner, Caroline
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745160D1por
dc.contributor.referee2Soares, Félix Alexandre Antunes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769181A8por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1888194869594996por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


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