dc.creator | Pessano, Edward Frederico Castro | |
dc.date.accessioned | 2013-06-05 | |
dc.date.available | 2013-06-05 | |
dc.date.issued | 2012-07-06 | |
dc.identifier.citation | PESSANO, Edward Frederico Castro. O uso do rio Uruguai como tema gerador para a educação ambiental no ensino fundamental. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6665 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Temas geradores | por |
dc.subject | Rio Uruguai | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.title | O uso do rio Uruguai como tema gerador para a educação ambiental no ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação foi desenvolvida em cinco escolas no município de
Uruguaiana, fronteira oeste do RS, no ano de 2011 e focaliza-se nas relações
entre os ambientes escolares e o rio Uruguai como tema gerador e
interdisciplinar, voltado para a promoção da Educação Ambiental (EA),
percepção da realidade e construção de conhecimentos. O trabalho é uma
análise quali-quantitativa das percepções socioeconômicas e ambientais de
alunos do último ano do ensino fundamental sobre o rio Uruguai, sendo dividido
em 2 manuscritos. O 1º caracteriza-se pelo diagnóstico das percepções dos
estudantes sobre o rio Uruguai, onde foram aplicadas atividades de
representações gráficas, concepções textuais e questionário e se comparou as
percepções dos estudantes entre as escolas. Participaram deste trabalho 341
alunos do último ano do ensino fundamental. Os resultados demonstraram que
a temática rio Uruguai é pouco trabalhada nas escolas e mesmo quando
desenvolvida, alguns alunos permanecem com percepções fragmentadas ou
inadequadas. O estudo permitiu verificar diferenças nas percepções dos
estudantes em relação à localização das escolas. De um modo geral, nas
escolas próximas ao rio, este é trabalhado de forma mais expressiva do que
em escolas distantes, o que pode contribuir para a existência de diferenças nas
percepções. O 2º manuscrito caracteriza-se pela investigação de uma única
escola e avalia a utilização do rio Uruguai como tema gerador, através do
desenvolvimento de uma proposta pedagógica baseada em Paulo Freire. O
referido trabalho apresentou três etapas: na 1ª etapa realizou-se um
diagnóstico das percepções dos estudantes; na 2ª foi desenvolvida a proposta
metodológica de intervenção; e na 3º etapa realizou-se uma avaliação final
para verificação da eficácia da proposta. Participaram desta pesquisa 112
alunos e os resultados para a 1ª etapa demonstraram que o rio é pouco
trabalhado pela escola, especialmente pela disciplina de ciências. Durante as
atividades de intervenção, percebemos o interesse dos estudantes em
participar da proposta, bem como, uma relevante contribuição dos mesmos na
análise e construção dos conhecimentos. Após a avaliação final da proposta de
intervenção, contatou-se a ocorrência de mudanças significativas nas
percepções dos estudantes, caracterizado pelo incremento do conhecimento
relacionado ao rio. Assim, esperamos que a presente dissertação possa
contribuir com futuras ações educacionais,estimulando o uso de temas
geradores para a educação ambiental e que a metodologia proposta constitua
uma importante ferramenta para a melhoria dos processos educacionais,
através da contextualização do conhecimento e para as relações de ensinoaprendizagem. | por |
dc.contributor.advisor1 | Puntel, Robson Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1134532326779900 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8931396120785208 | por |
dc.contributor.referee2 | Wagner, Caroline | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4004565241849091 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2760002240063004 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Ciências Biológicas | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | por |