O ensino do sistema respiratório através da contextualização e de atividades práticas
Abstract
Este trabalho foi realizado em um município cuja principal atividade econômica é a fumicultura, o que contribui para a que boa parte da população esteja exposta a fumaça e agrotóxicos, que acabam sendo inaladas durante a respiração. Nesse contexto, o estudo do sistema respiratório deve contribuir para que os indivíduos possam ter atitudes que garantam a saúde. Assim, essa pesquisa investigou se a utilização de situações contextualizadas e atividades práticas durante o estudo do sistema respiratório contribuem para modificar perfis explicativos dos alunos em relação ao sistema respiratório. A coleta de dados foi realizada através de análise de livros didáticos de ciências dos anos iniciais para construir um perfil explicativo que os alunos de 8° ano poderiam ter sobre o sistema respiratório e questionários aplicados antes do estudo do sistema respiratório, após o estudo teórico a partir de situações contextualizadas, após a realização de atividades práticas e após seis meses. Verificou-se que os livros didáticos estão melhorando, mas que alguns ainda apresentam erros conceituais, e outros tratam o estudo do sistema respiratório superficialmente. Além disso, nem todos os objetivos de ensino propostos apresentam estratégias para a sua consecução. Por outro lado, ao chegar ao 8° ano, as explicações dos alunos são fortemente vitalistas e apresentam poucos detalhes em suas explicações. Após a realização das aulas utilização de situações contextualizadas e atividades práticas, as explicações atingiram níveis mais elevados, com cunho mecanicista e algumas explicações atingem o nível ultra-estrutural. Após seis meses, verificou-se que apesar da maior parte das respostas ter voltado ao nível vitalista e mecanicista, continuam utilizando os conceitos relativos aos movimentos respiratórios, composição do ar, trocas gasosas e produção de energia em suas explicações. Dessa forma, pode-se afirmar que a utilização de situações contextualizadas e atividades práticas, além de motivar os alunos também contribuem para modificar os níveis explicativos dos alunos em relação ao sistema respiratório.