Intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática: avanços alcançados por professores de uma escola pública estadual do RS
Resumo
A presente pesquisa, de caráter predominantemente qualitativo e do tipo etnográfico no cotidiano
escolar, tem como tema o currículo e a formação de professores no âmbito do ensino. Essa pesquisa
torna-se relevante pela importância e necessidade que novas configurações curriculares, baseadas
na perspectiva crítica e no contexto social, têm de deflagrar um processo de transformações
profundas, abalando o estilo de pensamento curricular linear vigente e, para tal, é necessária uma
formação contínua e permanente dos professores. O problema de investigação dessa pesquisa é:
Quais seriam os possíveis avanços alcançados por professores de uma escola pública de ensino
médio do município de Restinga Sêca/RS quando implementam intervenções curriculares na
perspectiva da abordagem temática em turmas do ensino médio regular e EJA? A partir dessa
questão, delinearam-se os objetivos da mesma: contribuir através de um processo formativo e
coletivo com os professores da EEEM Érico Veríssimo para a construção de intervenções curriculares
pautadas pela abordagem temática; verificar com os professores desta escola se adotam e como
adotam, na sua prática cotidiana, intervenções curriculares pautadas pela abordagem temática;
analisar as opiniões e percepções dos professores desta escola a respeito dos avanços alcançados
quando se implementam intervenções curriculares pautadas pela abordagem temática. A pesquisa
foi implementada em uma escola pública de ensino médio do município de Restinga Sêca/RS durante
o ano de 2012 e a amostra foi constituída por professores do ensino médio regular e da EJA. O
referencial teórico que baliza a pesquisa está alicerçado nos pressupostos do educador Paulo Freire
e em ideais das repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Os
instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: o questionário, a observação participante
(através de registros e diários de bordo/campo), a análise documental e a entrevista semiestruturada.
Quanto à metodologia de análise de dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados
foram apresentados sob forma de categorias de avanços, alcançadas pelos professores na
implementação da abordagem temática no cotidiano escolar da referida escola, intituladas de: a
importância do curso de formação; o tema trabalhado a partir da realidade, do contexto do(s)
aluno(s); o engajamento dos professores no trabalho coletivo e interdisciplinar; a mudança na
concepção de currículo, e; o diálogo entre professor-aluno e aluno-aluno. À guisa de conclusões, é
importante frisar que todas essas categorias contribuem para a mudança do novo estilo de
pensamento curricular, uma vez que estão em comum acordo com o profundo processo de
reconfigurações curriculares balizadas na perspectiva crítica e no contexto social. Também se
destaca um novo espaço/tempo escolar proporcionado à pesquisa pela nova proposta de
reestruturação do ensino médio politécnico da rede estadual gaúcha, bem como suas convergências
e divergências em relação ao Movimento de Reorientação Curricular no município de São Paulo.