Imagem corporal, aspectos nutricionais e atividade física em estudantes
Resumo
Uma das tarefas mais difíceis para o adolescente é a aceitação do corpo modificado pelos eventos da puberdade. A insatisfação com a imagem corporal pode levar à prática de dietas rigorosas e exercícios físicos exagerados, trazendo riscos à saúde dos educandos. A escola é um espaço privilegiado para influenciar e orientar os estudantes, e deve refletir e trabalhar com temas relevantes à sua saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de satisfação com a imagem corporal e sua relação com o estado nutricional, nível de atividade física, hábitos alimentares e conhecimento nutricional de 175 estudantes da 5ª a 8ª série de escola pública em Santa Maria, RS, Brasil, considerando intervenções realizadas pelos professores sobre temas relacionados à promoção da saúde em suas aulas. Foram aplicados questionários referentes à satisfação com a imagem corporal, ao conhecimento nutricional, aos hábitos de alimentação e de atividade física dos alunos. Verificou-se a massa corporal e a estatura para calcular o estado nutricional. O primeiro teste foi realizado em abril e o segundo em dezembro, ambos em 2011. Aplicou-se o Teste Qui-quadrado de Pearson e o Teste de Correlação de Spearman. O nível de significância foi de 5%. Os alunos do sexo masculino representaram 50,9% e os do sexo feminino, 49,1%. No sexo masculino, não houve correlação significativa entre a imagem corporal e nenhuma das variáveis no primeiro teste; no segundo teste a imagem corporal correlacionou-se com o estado nutricional (r=0,592, p<0,01). Para o sexo feminino, no primeiro teste a imagem corporal correlacionou-se com o estado nutricional (r=0,301, p<0,01)e com o conhecimento nutricional (r=0,290, p<0,01); no segundo teste manteve sua correlação com o estado nutricional (r=376, p<0,01) e com o conhecimento nutricional (r=0,257, p=0>,024) e, ainda, com o nível de atividade física (r=0,251, p=0,036). Os resultados indicam que a satisfação com a imagem corporal diminui à medida que aumenta a classificação do estado nutricional, ou seja, conforme aumenta o peso corporal. Especialmente as meninas, quando insatisfeitas com a imagem corporal, apresentam um maior nível de conhecimento nutricional e quando satisfeitas, mais atividade física costumam praticar. Observa-se a importância de se detectar as noções dos estudantes sobre aspectos importantes de seu crescimento e desenvolvimento a fim de se planejar ações educativas, permitindo que aprendam e adotem comportamentos saudáveis à sua vida atual e futura.