Mostrar registro simples

dc.creatorRossi, Daniela Sastre
dc.date.accessioned2015-02-27
dc.date.available2015-02-27
dc.date.issued2014-03-21
dc.identifier.citationROSSI, Daniela Sastre. BODY IMAGE, NUTRITIONAL ASPECTS AND PHYSICAL ACTIVITY OF STUDENTS. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6686
dc.description.abstractOne of the most difficult tasks in adolescence is the acceptance of modified body due to puberty events. Dissatisfaction with body image can lead to the practice of restricted diet and exercise in excess, and bring risks of poor nutrition, depression and eating disorders. The school is a privileged place to influence and guide students, and should reflect and work with relevant issues for their health. The aim of this study was to assess the body image satisfaction and its relationship with nutritional status, physical activity level, dietary habits and nutritional knowledge of 175 students from 5th to 8th grade at a public school in Santa Maria, RS, Brazil, considering the interventions on issues related to health promotion on such variables. Questionnaires were applied concerning body image satisfaction, nutrition knowledge, dietary habits and physical activity of students. Measures of body weight and height were used to calculate the nutritional status. The first test was conducted in April, and the second test in December, both in 2011. Pearson chi-square test and Spearman correlation test were applied. The significance level was 5%. The students were 50.9% male and 49.1% female. In males, there was no significant correlation between body image satisfaction and any variables in the first test, but in the second test, it was correlated with nutritional status (r=0.592, p<0.01). In the first test for females, body image was correlated with nutritional status (r=0.301, p<0.01) and nutritional knowledge (r=0.290, p<0.01); in the second test it maintained its correlation with nutritional status (r=376, p<0.01) and nutritional knowledge (r=0.257, p=0.024) and also with physical activity level (r=0,251, p= 0,036).The results indicate that, in both sexes, as it increases the nutritional status, increases the level of dissatisfaction with body image. Especially girls, when dissatisfied with their body image, have a higher level of nutritional knowledge and when satisfied, routinely engage in more physical activity. We observed it s important to detect students concerns about relevant aspects of their growth and development in order to plan educational activities to allow they can adopt healthy behaviors in their current and future life.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectImagem corporalpor
dc.subjectNutriçãopor
dc.subjectAtividade física promoção da saúdepor
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjectBody imageeng
dc.subjectNutritioneng
dc.subjectPhysical activityeng
dc.subjectHealth promotioneng
dc.titleImagem corporal, aspectos nutricionais e atividade física em estudantespor
dc.title.alternativeBody image, nutritional aspects and physical activity of studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoUma das tarefas mais difíceis para o adolescente é a aceitação do corpo modificado pelos eventos da puberdade. A insatisfação com a imagem corporal pode levar à prática de dietas rigorosas e exercícios físicos exagerados, trazendo riscos à saúde dos educandos. A escola é um espaço privilegiado para influenciar e orientar os estudantes, e deve refletir e trabalhar com temas relevantes à sua saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de satisfação com a imagem corporal e sua relação com o estado nutricional, nível de atividade física, hábitos alimentares e conhecimento nutricional de 175 estudantes da 5ª a 8ª série de escola pública em Santa Maria, RS, Brasil, considerando intervenções realizadas pelos professores sobre temas relacionados à promoção da saúde em suas aulas. Foram aplicados questionários referentes à satisfação com a imagem corporal, ao conhecimento nutricional, aos hábitos de alimentação e de atividade física dos alunos. Verificou-se a massa corporal e a estatura para calcular o estado nutricional. O primeiro teste foi realizado em abril e o segundo em dezembro, ambos em 2011. Aplicou-se o Teste Qui-quadrado de Pearson e o Teste de Correlação de Spearman. O nível de significância foi de 5%. Os alunos do sexo masculino representaram 50,9% e os do sexo feminino, 49,1%. No sexo masculino, não houve correlação significativa entre a imagem corporal e nenhuma das variáveis no primeiro teste; no segundo teste a imagem corporal correlacionou-se com o estado nutricional (r=0,592, p<0,01). Para o sexo feminino, no primeiro teste a imagem corporal correlacionou-se com o estado nutricional (r=0,301, p<0,01)e com o conhecimento nutricional (r=0,290, p<0,01); no segundo teste manteve sua correlação com o estado nutricional (r=376, p<0,01) e com o conhecimento nutricional (r=0,257, p=0>,024) e, ainda, com o nível de atividade física (r=0,251, p=0,036). Os resultados indicam que a satisfação com a imagem corporal diminui à medida que aumenta a classificação do estado nutricional, ou seja, conforme aumenta o peso corporal. Especialmente as meninas, quando insatisfeitas com a imagem corporal, apresentam um maior nível de conhecimento nutricional e quando satisfeitas, mais atividade física costumam praticar. Observa-se a importância de se detectar as noções dos estudantes sobre aspectos importantes de seu crescimento e desenvolvimento a fim de se planejar ações educativas, permitindo que aprendam e adotem comportamentos saudáveis à sua vida atual e futura.por
dc.contributor.advisor1Soares, Félix Alexandre Antunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8752453650114092por
dc.contributor.referee1Jaeger, Angelita Alice
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0333589846842920por
dc.contributor.referee2Puntel, Robson Luiz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1134532326779900por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1616195390481743por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples