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dc.contributor.advisorLunardi, Elisiane Machado
dc.creatorBorges, Raquel
dc.date.accessioned2015-01-13T13:34:33Z
dc.date.available2015-01-13T13:34:33Z
dc.date.issued2013-11
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/668
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe search for an education with quality for all, starting with full literacy, involves a series of steps; one of them is the Continuing Training of literacy educators since they are learning providers. The choice of the theme is due to the post graduate career paths, and the commitment of managers with Continuing Education, in recent years. This research investigation aimed to recognize what are the quality indicators related to ongoing training of literacy teachers of the National Pact for Literacy on the Correct Age (NPLCA) of the Ministry of Education (MEC) in the Municipal Education Network from Tapera / RS. For this, were needed to identify the concepts of quality and continuous training of literacy teachers and managers, analyze public policies for teacher education in Brazil and check what could be the indicators related to the ongoing training of teachers participating in the National Pact for Literacy on the Correct Age (NPLCA). This study is grounded in quantitative and qualitative approach, by analyzing statistics on the results of questionnaires and seeking the relationship between theoretical aspects, interpretation and analysis of the problem. The kind of research used was the case study and as instruments to collect data, a questionnaire with open and closed questions to the nine (9) teachers of literacy cycle was applied between an interview for the two (2) managers of Municipal Education Network from Tapera / RS, and subsequent content analysis. The theoretical framework of continuing education has as foundations Bolzan (2002), Vasconcellos (2004), Imbernon (2010), regarding the quality, Dourado (2007) brings important contributions. The data analysis allowed us to observe that teachers perceive the NPLCA continuing education as a space for the exchange of knowledge and perception of the relationship between theory and practice. Also highlight as important the actions of management, such as time-activity for planning. Thus, the NPLCA constitutes a continuing education program whose goals and structure, are focused to literacy for all in correct age, since literacy is the gateway to learning in all areas of knowledge, as well as allows participation in social life, in other words, citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectQualidadepor
dc.titleFormação continuada de professores alfabetizadores: indicadores de qualidade no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA busca por uma educação de qualidade para todos, iniciando pela alfabetização plena, implica em uma série de medidas, sendo uma delas a Formação Continuada dos professores alfabetizadores uma vez que são eles os mediadores da aprendizagem. A escolha do tema deve-se a relevância na trajetória profissional da pós graduanda, e pelo compromisso dos gestores com a Formação Continuada, nos últimos anos. Apresente pesquisa teve como objetivo geral reconhecer quais os indicadores de qualidade relacionados a formação continuada dos professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC) na Rede Municipal de Ensino de Tapera/RS. Para isso, foram necessários identificar as concepções de qualidade e formação continuada dos gestores e professores alfabetizadores, analisar as políticas públicas de formação de professores no Brasil e verificar quais seriam os indicadores relacionados a formação continuada dos professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este estudo está ancorado na abordagem quanti-qualitativa, ao analisar dados estatísticos sobre o resultado dos questionários e, ao buscar a relação entre aspectos teóricos, a interpretação e análise do problema. O tipo de pesquisa realizado foi o estudo de caso e como instrumentos para a coleta de dados, a aplicação de questionário com questões abertas e fechadas aos nove (9) professores do ciclo de alfabetização e a entrevista aos dois (2) gestores da Rede Municipal de Ensino de Tapera/ RS, e posterior análise de conteúdo.O referencial teórico sobre a formação continuada tem como fundamentos Bolzan (2002), Vasconcellos (2004), Imbernón (2010), em relação a qualidade, Dourado (2007) traz importantes contribuições. A análise dos dados permitiu observar que as professoras percebem a formação continuada do PNAIC, como um espaço para a troca de saberes e a percepção da relação teoria e prática. Além disso destacam como importantes as ações da gestão, como hora-atividade para planejamento. Sendo assim, o PNAIC se constitui em um programa de formação continuada cujos objetivos e estrutura, estão voltados à alfabetização de todos na idade certa, uma vez que a alfabetização é a porta de acesso para as aprendizagens em todas as áreas do conhecimento, assim como permite a participação na vida social, ou seja, a cidadania.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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