Mostrar registro simples

dc.creatorOcampo, Daniel Morin
dc.date.accessioned2015-10-02
dc.date.available2015-10-02
dc.date.issued2015-02-27
dc.identifier.citationOCAMPO, Daniel Morin. PROBLEM SOLVING HOW A INTERDISCIPLINAR INTERFACE BETWEEN THE MATHEMATICAL AND THE SCIENCE EDUCATION. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6693
dc.description.abstractThere are many challenges to the teaching of science and mathematics, particularly in an interdisciplinary perspective that enables the integration of objectives, methodologies and knowledge of the areas of natural science and mathematics. Understanding this difficulty, we seek to examine in this study the impact on teaching practice math teachers, continued formation focusing on problem solving as an interdisciplinary interface between mathematics and science teaching. For this, we count on the collaboration of teachers in the public school system of Rio Grande do Sul cities of Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui and Uruguaiana, who agreed to the training courses that made up this research. In the first stage of this study, we analyzes the concepts of 56 teachers, of the above sample, about the interdisciplinarity, from statements of pros and cons, written for them, about this approach. Qualitatively analyzed these statements, grounded in the methodology of discursive textual analysis. We identified misconceptions or presenting epistemological gaps, these shortcomings lead teachers to have fear of using interdisciplinary approach, either because they feel that the area of mathematics is isolated from the others, or because they believe that using this approach would result in the devaluation of mathematical knowledge, leaving to teach "important" content of mathematics. The second part of this study is the result of continued formation meetings, structured according to the three pedagogical moments of Delizoicov. We analyze the change in the frequency with which teachers use the problem-solving methodology and his views on the methodology. Therefore, we applied a questionnaire before the training course and the reaplicamos one year after this training. We found that the frequency with which teachers used the methodology of problem solving was increased in the questionnaire one year after stroke. We attribute this increase to conceptual change teachers on the problem-solving methodology, especially for passing to understand this methodology by an optical Ausubel significant learning. Finally, we see the potential of continuing education in the context of interdisciplinarity to improve the use of problem-solving methodology, it is possible to infer that this methodology has to be understood from the perspective of interdisciplinarity by teachers.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectEnsino matemáticapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectContinued formationeng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.titleA resolução de problemas como uma interface interdisciplinar entre a matemática e o ensino de ciênciaspor
dc.title.alternativeProblem solving how a interdisciplinar interface between the mathematical and the science educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSão muitos os desafios para o ensino das ciências e da matemática, principalmente em uma perspectiva interdisciplinar, que possibilite a integração de objetivos, metodologias e conhecimentos das áreas das ciências da natureza e matemática. Entendendo esta dificuldade, buscamos averiguar neste estudo o impacto, na prática docente de professores de matemática, da formação continuada enfocando a resolução de problemas como uma interface interdisciplinar entre a matemática e o ensino de ciências. Para isso, contamos com a colaboração de professores de matemática da rede pública de ensino das cidades gaúchas de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui e Uruguaiana, que aceitaram participar dos cursos de formação que compuseram esta pesquisa. Na primeira etapa deste estudo, analisamos as concepções de 56 professores, da amostra supracitada, sobre a interdisciplinaridade, a partir de declarações prós e contras escritas por eles sobre esta abordagem. Analisamos qualitativamente estas declarações, alicerçados na metodologia da análise textual discursiva. Identificamos concepções equivocadas ou apresentando lacunas epistemológicas, como conceituar a interdisciplinaridade como uma simples integração de conteúdos de duas ou mais áreas do conhecimento. Observamos que estas deficiências levam os docentes a terem receio em utilizar a abordagem interdisciplinar, seja por sentirem que a área da matemática é isolada das demais, ou por acreditarem que a utilização desta abordagem implicaria na desvalorização do conhecimento matemático, deixando de ensinar conteúdos importantes da matemática. Já a segunda parte desta pesquisa, é resultado dos encontros de formação continuada, estruturados de acordo com os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Buscamos analisar a mudança da frequência com que os docentes utilizam a metodologia de resolução de problemas e suas concepções sobre a metodologia. Para tanto, aplicamos um questionário antes do curso de formação e o reaplicamos um ano após esta formação. Verificamos que a frequência com que os docentes utilizavam a metodologia de resolução de problemas foi aumentada no questionário aplicado um ano após curso. Atribuímos este aumento a mudança conceitual dos docentes sobre a metodologia de resolução de problemas, principalmente por passar a entender esta metodologia por uma ótica ausubeliana de aprendizagem significativa. Por fim, constatamos o potencial da formação continuada no âmbito da interdisciplinaridade para o aprimoramento da utilização da metodologia de resolução de problemas, sendo possível inferir que esta metodologia passou a ser entendida dentro da perspectiva da interdisciplinaridade pelos docentes.por
dc.contributor.advisor1Folmer, Vanderlei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135232309980269por
dc.contributor.referee1Dutra, Carlos Maximiliano
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791139U6por
dc.contributor.referee2Ludke, Everton
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721411T6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6437347860097705por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples