A temática sexualidade como geradora de uma proposta interdisciplinar: contribuições para a formação de professores da rede pública
Fecha
2015-02-11Metadatos
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Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de oito professores do ensino médio da rede pública do município de Santa Maria/RS, nos anos de 2013/ 2014 e apresenta as relações que podem ser estabelecidas entre formação continuada, sexualidade e interdisciplinaridade. O estudo caracteriza-se como quali-quantitativo e foi dividido em dois manuscritos. O primeiro teve o propósito de investigar as percepções dos professores sobre a interdisciplinaridade. A coleta dos dados se deu através da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Identificamos que para 75% dos professores o conceito/entendimento de interdisciplinaridade é o ato de integrar disciplinas. Verificamos que o percentual referente aos professores que afirmam já ter tentado ou/desenvolvido atividades interdisciplinares ficou em torno de 88%. Na visão dos professores as categorias que dificultam/limitam o desenvolvimento de ações interdisciplinar são a falta de tempo, carga horária elevada, formação e planejamento. Concluímos que grande parte dos professores apresenta um conhecimento superficial sobre interdisciplinaridade e com isto percebemos a necessidade do desenvolvimento de medidas que minimizem essa realidade, como cursos de formação continuada. No segundo, objetivamos investigar a construção, pelos professores, de uma proposta interdisciplinar para 1ª série (1º ano) do ensino médio, partindo da temática sexualidade. Resolvemos fazer uma análise em cima da proposta concluída e podemos observar que os professores abordaram temas relativos à sexualidade, não somente no que tange aos aspectos biológicos, mas também e, principalmente, aos demais aspectos que circundam a vida dos indivíduos, atingindo as dimensões social, cultural, econômica e politica. Os professores também apontaram estratégias metodológicas para desenvolver a proposta junto aos alunos, como discussões, produção textual e ações reflexivas. Concluímos, apostando na utilização da proposta interdisciplinar, construída pelos professores, como um recurso alternativo para o ensino da sexualidade.