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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorRibeiro, Darlan Bitencourt
dc.date.accessioned2015-01-13T13:42:08Z
dc.date.available2015-01-13T13:42:08Z
dc.date.issued2013-12-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/669
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis monograph aimed to investigate how occurred the implantation of the curriculum of the Polytecnic in a school, the public schools of Rio Grande do Sul (RS). The study has a qualitative and quantitative approach characterized as a case study. Therefore, the investigation was guided by a questionnaire with closed questions for thirty school teachers and ten teachers of integrated seminar with the objective of verifying the understanding that the involved have about the new proposal of Polytecnic High School, structured and initiated in the year of 2012; the instrument this collection method enabled the construction of tabulated and commented graphs which contributed to the elaboration of the results of this investigation. In this sense, for the analysis, the research bases its ponderations in the current legislation and theoretical material and scholars related to the thematic such as: Federal Constitution (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), PCNs (2000), Proposta de Reestruturação do Ensino Médio do RS (2011), Freire (1983; 2007), Luck (2007), Paro (2000), Sacristan (2000), among others. From the theoretical considerations surveyed and the questionnaire applied it was allowed to verify some challenges listed by teachers such as: school infrastructure, to provide universal learning means to students, professional staff, financial resources, laboratories and libraries suitable, support to the continuation of teachers’ studies, involvement of school community and professional recognition. Furthermore, research has shown the lack of participation of those involved in the process, the construction of polytechnic curriculum, thus manifesting the lack of a democratic school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEnsino médio politécnicopor
dc.subjectDesafiospor
dc.titleA gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de casopor
dc.title.alternativeManagement school front to the challenges of implementing the polytechnic high school: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia buscou investigar como ocorreu a implantação do currículo do Ensino Médio Politécnico em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul (RS). O estudo possuiu uma abordagem quali-quantitativa, caracterizada como um estudo de caso. Para tanto, a averiguação foi norteada, por intermédio de um questionário com perguntas fechadas, para trinta professores regentes e dez professores de seminário integrado, com o propósito de verificar o entendimento que os envolvidos têm da nova proposta de Ensino Médio Politécnico, estruturada e iniciada no ano de 2012. O instrumento de coleta possibilitou a construção de gráficos, tabulados e comentados, que contribuíram na elaboração dos resultados da presente investigação. Nesse sentido, para a análise, a pesquisa apoia suas ponderações na legislação vigente e em teóricos proferidos à temática, tais como: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), PCNs (2000), Proposta de Reestruturação do Ensino Médio do RS (2011), Freire (1983; 2007), Luck (2007), Paro (2000), Sacristan (2000), entre outros. A partir das considerações teóricas inquiridas e do questionário realizado, permitiu-se verificar alguns desafios elencados pelos professores, como: infraestrutura da escola, prover meios universais de aprendizagem aos alunos, quadro de profissionais, recursos financeiros, laboratórios e bibliotecas adequados, apoio à continuidade de estudos dos docentes, envolvimento da comunidade escolar e valorização profissional. Além disso, a pesquisa mostrou a falta de participação dos sujeitos envolvidos no processo da construção do currículo politécnico, manifestando assim, a falta de uma gestão escolar democrática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [670]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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