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dc.creatorFontoura, Andrielli da Silva
dc.date.accessioned2016-06-23
dc.date.available2016-06-23
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.citationFONTOURA, Andrielli da Silva. HERITAGE MULTIFACTORIAL: CONCEPTIONS OF STUDENTS OF HIGH SCHOOL, DEVELOPMENT AND APPLICATION OF MATERIALS DIDACTICS. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6705
dc.description.abstractMost of the features are displayed by complex organisms results of multifactorial inheritance, such as skin color in humans. This study aimed to investigate the high school students conceptions about multifactorial inheritance and, based on the information collected, develop educational materials that promote the application of genetic concepts in everyday matters. Participated in this study 48 students from two high school classes, enrolled in two public schools in Santa Maria / RS and São Vicente do Sul / RS. The survey was conducted in three stages called application of pre-test, didactic approach and implementation of the post-test. We develop a game, a didactic model and a hypertext is recommended for high school classes. The game and the teaching model was applied by the researcher and indicate their use for classes that have studied basics of monogenic and multifactorial inheritance. The applied materials were evaluated as motivation and use of genetic concepts. The evaluation by students and teachers indicated that the proposal is challenging and useful for genetic education with good applicability to review concepts. Hypertext was developed in three versions, according to the student's reality, being a material useful for situations where you have little time to teaching content to be a practical and easy handling means. To make it more interesting and interactive activity is recommended to be done beyond reading a discussion so that students and teachers can share ideas on the subject under study. Students from both groups showed an increase in the proportion of correct answers after the application of the didactic sequence, this improvement was most notable for the students in the class had a low rate of correct answers in the pre-test which had not studied the subject multifactorial inheritance ( class 2).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de genéticapor
dc.subjectHerança multifatorialpor
dc.subjectCor da pelepor
dc.subjectConcepções préviaspor
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectGenetics educationeng
dc.subjectHeritage multifactorialeng
dc.subjectSkin coloreng
dc.subjectPreconceptionseng
dc.subjectMaterials didacticseng
dc.titleHerança multifatorial: concepções de estudantes de ensino médio, desenvolvimento e aplicação de materiais didáticospor
dc.title.alternativeHeritage multifactorial: conceptions of students of high school, development and application of materials didacticseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA maioria das características apresentadas pelos organismos complexos são resultados de heranças multifatoriais, como por exemplo, a cor da pele nos seres humanos. Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções de alunos do Ensino Médio sobre herança multifatorial e, com base nas informações coletadas, desenvolver materiais didáticos que favoreçam as aplicações de conceitos de genética em assuntos do cotidiano. Participaram deste trabalho 48 alunos de duas turmas de Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas localizadas em Santa Maria/RS e São Vicente do Sul/RS. A pesquisa foi realizada em três etapas denominadas aplicação do pré-teste, abordagem didática e aplicação do pós-teste. Desenvolvemos um jogo, um modelo didático e um hipertexto sendo recomendados para turmas de Ensino Médio. O jogo e o modelo didático foram aplicados pela pesquisadora e indicamos a sua utilização para turmas que já estudaram conceitos básicos de herança monogênica e multifatorial. Os materiais aplicados foram avaliados conforme motivação e utilização de conceitos de genética. A avaliação por alunos e professores indicou que a proposta é desafiadora e útil para o ensino de genética, com boa aplicabilidade para revisar conceitos. O hipertexto foi desenvolvido em três versões, de acordo com a realidade do aluno, sendo um material útil para situações em que se tenha pouco tempo para o ensino do conteúdo por ser um meio prático e de fácil manipulação. Para tornar a atividade mais interessante e interativa recomenda-se que seja feita além da leitura uma discussão para que os alunos e professor possam compartilhar ideias sobre o tema em estudo. Os alunos de ambas as turmas apresentaram aumento na proporção de respostas corretas após a aplicação da sequência didática, essa melhora foi mais notável para os alunos da turma que teve baixo índice de acertos no pré-teste a qual não havia estudado o tema herança multifatorial (turma 2).por
dc.contributor.advisor1Sepel, Lenira Maria Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.contributor.referee1Temp, Daiana Sonego
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272723109593198por
dc.contributor.referee2Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931396120785208por
dc.contributor.referee3Barbosa, Nilda Berenice de Vargas
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5901511067144019por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2079300974357259por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor


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