dc.contributor.advisor | Araujo, Fabricio Viero de | |
dc.creator | Bona, Berenice de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2015-01-14T10:12:27Z | |
dc.date.available | 2015-01-14T10:12:27Z | |
dc.date.issued | 2013-12-12 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/670 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The Internet is a medium that provides the inter and multidisciplinary offering important pedagogical possibilities and presenting new ways for global education. Furthermore, it allows the creation of appropriate environments for learning, rich in resources that provide the most diverse user experiences. In this sense, we present the construction of the Website “Transport Phenomena” as to support teaching of Physics discipline tool. The construction process of the same and an analysis of the effects of the application of this feature is presented to facilitate learning of the concepts of Fluid Mechanics at the Secondary and Higher initial phase. The site has developed teaching units created based on constructivist learning theories of education with the theoretical basis of Meaningful Learning Theory David Ausubel, which presents as facilitators of
meaningful learning of knowledge. We also used different resources and tools, such as experimental activities, software, learning objects, applets, videos, simulations, etc.
The teaching units on the site were implemented with students in the classroom and the
results of the qualitative study were positive arousing the interest of the same, allowing the contextualization of the topic, the parameter manipulation and observation of results, and allows interactivity and interdisciplinarity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Website | por |
dc.subject | Ensino aprendizagem significativo | por |
dc.subject | Mecânica dos fluidos | por |
dc.title | Website educacional como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de mecânica dos fluidos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A Internet constitui um meio que proporciona a inter e a pluridisciplinaridade oferecendo importantes possibilidades pedagógicas e apresentando novos caminhos para uma educação global. Além disso, possibilita a criação de ambientes apropriados para aprendizagem, ricos em recursos que proporcionam as mais diversas experiências pelo usuário. Neste sentido, apresenta-se a construção da Website "Fenômenos de Transporte" como ferramenta de apoio ao ensino da disciplina de Física. É apresentado o processo de construção da mesma e uma analise dos reflexos da aplicação deste recurso para facilitar o aprendizado dos conceitos de Mecânica dos Fluidos no Ensino Médio e fase inicial do Superior. O site desenvolvido contém unidades de ensino criadas com base em teorias de aprendizagem construtivistas de ensino tendo como marco teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que as apresenta como facilitadoras da aprendizagem significativa dos conhecimentos. Também se utilizou diferentes recursos e ferramentas, tais como: atividades experimentais, softwares, objetos educacionais, applets, vídeos, simulações, entre outras. As unidades de ensino do site foram aplicadas junto aos alunos em sala de aula e os resultados do estudo qualitativo foram positivos despertando o interesse dos mesmos, possibilitando a contextualização do tema tratado, a manipulação de parâmetros e a observação de resultados, além de permitir a interatividade e a interdisciplinaridade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |