A imagem também é um texto?
Abstract
O presente artigo relata o trabalho realizado durante a pesquisa A Imagem é também é um Texto?, desenvolvido com duas turmas do 6º ano da rede pública estadual. Os alunos dessas turmas apresentam limitações na produção textual, na leitura e interpretação simbólica dos elementos compositivos da obra de arte e na contextualização cultural e histórica entre a obra e seu autor. Por este motivo, o objetivo do trabalho foi apresentar possibilidades didáticas que permitisse aos alunos experiências na produção textual a partir da leitura e interpretação da imagem. O método usado para desenvolver o objetivo baseou-se na Metodologia Triangular². A proposta de trabalho foi integrar a metodologia aos recursos tecnológicos como meio possível para realização das atividades de leitura e interpretação, contexto histórico, releitura de imagem e produção textual. Como resultado final, o trabalho buscou novas possibilidades para a alfabetização visual e produção textual a partir da imagem, contextualizando-a ao universo infantil ou juvenil dos educandos. Dessa forma, contribuiu para que eles pudessem perceber criticamente seu próprio universo, dando importância aos diferentes elementos culturais que o compõe. No final do projeto os alunos conseguiram não somente superar as limitações que deram origem ao trabalho, mas estabeleceram uma relação de identidade cultural, social e histórica com o artista plástico brasileiro Cândido Portinari e sua obra de temática social Crianças de Brodowski³, de 1940 e 1955. Ao concluir o trabalho, dois importantes objetivos foram alcançados, sendo que no primeiro, os alunos desenvolveram capacidades cognitivas para compreenderem e interpretarem as imagens e símbolos que compõem não apenas a obra de arte, mas as que estão presentes no seu mundo. Já no segundo, os alunos tiveram condições de relacionar seu contexto de vida ao da obra de Cândido Portinari (1903-1962).
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]