Construção de relações funcionais através do software Scratch
Abstract
Esta dissertação apresenta o delineamento de uma pesquisa de mestrado
envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Médio, a qual tem por objetivo analisar
as potencialidades do software de programação Scratch na elaboração de objetos
de aprendizagem no processo de construção das relações funcionais envolvendo
funções. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. As atividades elaboradas
versam sobre a ideia de função, função inversa e o plano cartesiano e foram
dinamizadas junto a três turmas de alunos de uma escola da cidade de Santa
Maria/RS. Como aporte teórico adota-se a Teoria dos Campos Conceituais de
Gerard Vergnaud e a Teoria do Construcionismo de Seymour Papert devido ao papel
importante no estudo do funcionamento cognitivo do "sujeito-em-situação" e da
contribuição do computador na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o
intuito de propiciar a construção das relações funcionais, as atividades foram
planejadas com o uso do software Scratch, permitindo que o aluno realize diversas
experimentações envolvendo conceitos da função. Os resultados apontam que a
utilização do Scratch para a aprendizagem de funções oportuniza ao aluno fazer
deduções, antecipações, controlar resultados, tirar conclusões, auxiliando
na formalização e abstração desses conceitos, quando inserido em um ambiente de
resolução de situações e investigação.