Mostrar registro simples

dc.creatorMossi, Shayene Vieira
dc.date.accessioned2016-11-24
dc.date.available2016-11-24
dc.date.issued2016-08-19
dc.identifier.citationMOSSI, Shayene Vieira. DISCURSIVE ANALYSIS OF THE SEMIOTIC REPRESENTATIONS COMPLISHED BY MATH TRAINING TEACHERS IN THE TEACHING AND LEARNING FUNCTIONS. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6764
dc.description.abstractThis work aims to investigate the discursive expansion of the semiotic representation registers accomplished by Math training teachers from activities involving cryptography featuring functions affine, quadratic, exponential. For this, it was accomplished a qualitative research (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) and it was used the principles of content analysis (BARDIN, 2011); therefore, it was applied as instruments of data production a semi-structured quiz, in order to establish the training teachers profile and a sequence of activities contextualized by cryptography, more precisely by the substitution cipher that allows making connections with the different functions and their inverse. This sequence was constitute by 41 items, such as: 13 questions about the inverse of affine function, 6 about the inverse of quadratic and exponential functions, 9 about the characterization of affine function, 7 about the characterization of the exponential function and 6 concerning the characterization of the function quadratic. Among these 41 questions, 22 were taken to detail the discursive expansion of indications. Through analyzes it was concluded that the discursive operations were identified predominantly in explanation operations and raciocinamento, only 4 times were mobilized as narration/description beyond 4 left blank responses. This represents teachers in training were based on the knowledge of the mathematical object to justify their answers, which shows a positive aspect when thinking about training of mathematics teachers. Furthermore, it contacted to request that activities that take as their starting point the analysis of algebraic representation was obtained greater articulation of representations in natural language, algebra, symbolic and / or numerical. But when it was necessary from the graphical representation of the responses were more limited in natural language representation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRegistros de representação semióticapor
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectAnálise discursivapor
dc.subjectLicenciatura em matemáticapor
dc.subjectSemiotic representation registerseng
dc.subjectFunctionseng
dc.subjectDiscursive analysiseng
dc.subjectDegree in mathematicseng
dc.titleAnálise discursiva das representações semióticas mobilizadas por licenciandos em matemática no ensino e na aprendizagem de funçõespor
dc.title.alternativeDiscursive analysis of the semiotic representations complished by math training teachers in the teaching and learning functionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho objetiva investigar a expansão discursiva dos registros de representação semiótica mobilizados por licenciandos em Matemática a partir de atividades envolvendo criptografia ao caracterizar funções afim, quadrática e exponencial. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e adotaram-se os princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Desse modo, foram aplicados como instrumentos de produção de dados um questionário semi-estruturado, a fim de estabelecer o perfil dos licenciandos e uma sequência de atividades contextualizada pela criptografia, mais precisamente pela cifra de substituição que permite fazer conexões com as diferentes funções e suas inversas. Essa sequência foi constituída de 41 itens, sendo, 13 questões sobre a inversa da função afim, 6 sobre a inversa das funções quadrática e exponencial, 9 sobre a caracterização da função afim, 7 sobre a caracterização da função exponencial e 6 referentes a caracterização da função quadrática. Dentre essas 41 questões, 22 foram tomadas para detalhamento dos indícios de expansão discursiva. Por meio das análises conclui-se que as operações discursivas foram identificadas, predominantemente, nas operações de explicação e raciocinamento, que apenas 4 vezes foram mobilizadas como narração/descrição além de 4 respostas deixadas em branco. Isso representa que os licenciandos embasaram-se em conhecimento sobre o objeto matemático para justificar suas respostas, o que demonstra um aspecto positivo quando se pensa em formação de professores de Matemática. Além disso, contatou-se que ao solicitar atividades que tomassem como ponto de partida a análise da representação algébrica obteve-se maior articulação de representações na língua natural, algébrica, simbólica e/ou numérica. Porém, quando se fez necessário partir da representação gráfica as respostas ficaram mais limitadas à representação na língua natural.por
dc.contributor.advisor1Mariani, Rita de Cássia Pistóia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330933788557081por
dc.contributor.referee1Nehring, Cátia Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9385510598201761por
dc.contributor.referee2Ferreira, Inês Farias
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782632H6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5408235572316362por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples