Um estudo da construção do “habitus” no ensino da segunda lei da termodinâmica
Resumo
A Termodinâmica é um ramo da física que se desenvolveu, como ciência, após o advento tecnológico da máquina térmica e, devido à grande importância dessa tecnologia para a sociedade britânica do século XVIII. Mas, esses aspectos históricos normalmente não são considerados em abordagens do conteúdo de Termodinâmica para o Ensino superior. Em vista disso, desenvolveu-se uma sequência de ensino para o conteúdo de máquinas térmicas e Segunda Lei da Termodinâmica utilizando de atividades didáticas com diferentes enfoques e discussões através de uma abordagem que reconhece a contextualização desse conteúdo com a história do desenvolvimento das máquinas térmicas e a importância dessas para a afirmação do sistema econômico capitalista. Para tanto buscou-se apoio na Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani como referencial para a metodologia de ensino e na teoria sobre o sistema de ensino e a aquisição do habitus de Bourdieu. A sequência de ensino foi implementada com três turmas de cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que cursavam a disciplina de Física Geral e Experimental II. Desta forma, foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: os registros de aula, a análise das respostas discursivas dos alunos as atividades e das respostas às questões do pós e pré-teste, sendo que a análise das respostas discursivas foi qualitativa tendo como referencial a Análise Textual Discursiva de Moraes (2003). Ainda foi aplicado com as turmas um questionário sobre o interesse em Física. As referências bibliográficas sugeridas no programa da disciplina também foram motivo de análise. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar, através da análise dos dados algumas dificuldades dos alunos com relação a interpretações de conceitos da Termodinâmica.