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Políticas públicas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul no ínicio XXI: o ensino de matemática

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BARBIERI, DIONEIA ZANON.pdf (1.424Mb)
Data
2016-10-27
Autor
Barbieri, Dioneia Zanon
Primeiro orientador
Martins, João Carlos Gilli
Primeiro membro da banca
Angelo, Graziela Lucci de
Segundo membro da banca
Roos, Liane Teresinha Wendling
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho investiga as reformas curriculares Lições do Rio Grande e Ensino Médio Politécnico, elaboradas e implementadas, respectivamente, nos governos de Yeda Crusius e Tarso Genro, no Estado Rio Grande do Sul, quanto às suas convergências e aos seus afastamentos em relação ao ensino de Matemática no Ensino Médio. Para a realização deste estudo, primeiramente buscamos resgatar brevemente a história da Educação no Brasil. Em seguida, apresentamos uma breve descrição de alguns dos documentos oficiais que embasam (ou embasaram) o Sistema Educacional Brasileiro: as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais, os Planos Nacionais de Educação e o Programa Ensino Médio Inovador. Na sequência, descrevemos as duas reformas curriculares mencionadas e realizamos, com base em Oliveira (2007) e Moreira (2005), a análise documental de cada um dos documentos oficiais. Para isso, elencamos quatro categorias: a) orientações educacionais, b) contextualização e interdisciplinaridade, c) formação continuada de professores e d) avaliação. A partir do estudo dessas categorias, foi possível observarmos os afastamentos e as convergências presentes nas reformas pedagógicas em questão e as suas influências no ensino de Matemática no Ensino Médio, no Estado do Rio Grande do Sul.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6767
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física [99]

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