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dc.creatorBarbieri, Dioneia Zanon
dc.date.accessioned2016-12-07
dc.date.available2016-12-07
dc.date.issued2016-10-27
dc.identifier.citationBARBIERI, Dioneia Zanon. PUBLIC POLICIES FOR HIGH SCHOOL IN THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL IN THE BEGINNING OF THE XXI CENTURY: THE TEACHING OF MATHEMATICS. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6767
dc.description.abstractThis study aims at investigating the curricular reforms Lessons of Rio Grande (Lições do Rio Grande) and Polytechnic High School (Ensino Médio Politécnico), elaborated and implemented, respectively, in the governments Yeda Crusius and Tarso Genro, in the state of Rio Grande do Sul, as to its commonalities and to its distances in relation to the teaching of Mathematics in high school. In order to carry out this study, at first, the researchers sought to briefly recover the history of Education in Brazil. After that, they presented a brief description of some of the official documents that base (or based) the Brazilian Educational System: the National Education Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), the National Curriculum Guidelines (Diretrizes Curriculares Nacionais), the National Curricular Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais), the National Educational Plans (Planos Nacionais de Educação), and the Innovative High School Program (Programa Ensino Médio Inovador). Following that, we described the two curricular reforms aforementioned and conducted, based on Oliveira (2007) and Moreira (2005), the documental analysis of each official document. To do so, we developed four categories: a) educational orientations, b) contextualization and interdisciplinarity, c) teacher s continuous education, and d) evaluation. From the study of these categories, it was possible to observe the distances and commonalities in the pedagogical reforms in question, and its influences in the teaching of Mathematics in high school in the state of Rio Grande do Sul.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectTeaching of mathematicseng
dc.titlePolíticas públicas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul no ínicio XXI: o ensino de matemáticapor
dc.title.alternativePublic policies for high school in the state of Rio Grande do Sul in the beginning of the XXI century: the teaching of mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho investiga as reformas curriculares Lições do Rio Grande e Ensino Médio Politécnico, elaboradas e implementadas, respectivamente, nos governos de Yeda Crusius e Tarso Genro, no Estado Rio Grande do Sul, quanto às suas convergências e aos seus afastamentos em relação ao ensino de Matemática no Ensino Médio. Para a realização deste estudo, primeiramente buscamos resgatar brevemente a história da Educação no Brasil. Em seguida, apresentamos uma breve descrição de alguns dos documentos oficiais que embasam (ou embasaram) o Sistema Educacional Brasileiro: as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais, os Planos Nacionais de Educação e o Programa Ensino Médio Inovador. Na sequência, descrevemos as duas reformas curriculares mencionadas e realizamos, com base em Oliveira (2007) e Moreira (2005), a análise documental de cada um dos documentos oficiais. Para isso, elencamos quatro categorias: a) orientações educacionais, b) contextualização e interdisciplinaridade, c) formação continuada de professores e d) avaliação. A partir do estudo dessas categorias, foi possível observarmos os afastamentos e as convergências presentes nas reformas pedagógicas em questão e as suas influências no ensino de Matemática no Ensino Médio, no Estado do Rio Grande do Sul.por
dc.contributor.advisor1Martins, João Carlos Gilli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777997D8por
dc.contributor.referee1Angelo, Graziela Lucci de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785796U4por
dc.contributor.referee2Roos, Liane Teresinha Wendling
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9093687996155230por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


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