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Professoras de uma escola inclusiva - uma análise da relação entre a concepção de pessoa e a postura tolerante

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Dissertação de Mestrado (392.9Kb)
Data
2004-04-05
Autor
Koff, Lucia Bernadete Fleig
Primeiro orientador
Tomazetti, Elisete Medianeira
Primeiro membro da banca
Naujorks, Maria Inês
Segundo membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Terceiro membro da banca
Bianchetti, Lucidio
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa objetiva investigar a relação entre o conceito de pessoa e a construção de uma conduta tolerante, a partir das concepções de quatro professoras que atuam no ensino fundamental de uma escola pública, considerada inclusiva, na cidade de Santa Maria/RS, em 2003. A linha de pesquisa é formação de professores e a abordagem metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e observações das práticas pedagógicas. A análise dos dados foi realizada através da sistematização de três categorias gerais e, posteriormente, subdivididas em unidades. As categorias e suas respectivas unidades são: 1. Opção pelo magistério: falta de outra opção, profissão e vocação; 2. Concepção de pessoa: sentimentos e inteligência; 3. Tolerância e Educação Inclusiva: respeito à diferença, limite, experiência vivida. A revisão de literatura consta de três capítulos. No primeiro aparecem os aspectos estruturais de antropologia filosófica, com destaque para a origem etimológica e histórica da concepção de pessoa. O segundo capítulo versa sobre as noções gerais a respeito da tolerância. No terceiro capítulo estão alguns aspectos históricos da educação especial, bem como os desafios e possibilidades da inclusão escolar hoje. As considerações finais sinalizam para uma relação entre os fatores que motivaram a escolha pelo magistério e a construção de uma postura tolerante da professora em relação à diferença pessoal de cada aluno.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6780
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

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