As percepções de acadêmicas formandas do curso de pedagogia sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais
Resumo
Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa intitulada Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e centraliza suas atenções para a formação inicial de professores, destacando o período final de graduação denominado Estágio Supervisionado. O objetivo principal é o de investigar as percepções e as relações entre as vivências pessoais, a formação inicial e as práticas educativas de acadêmicas formandas da Pedagogia, no que se refere à alfabetização e ao letramento. A partir de uma abordagem qualitativa, pautada nos estudos de Bogdan; Biklen (1994), busquei desenvolver o método biográfico Histórias de Vida . Neste sentido, foram colaboradoras duas acadêmicas do Curso de Pedagogia que realizaram relatos orais e escritos, bem como entrevistas semi-estruturadas a respeito de suas trajetórias de vida. Pesquisas na área de formação inicial e continuada de professores, que valorizem as perspectivas pessoal e profissional em suas vidas, são relevantes por representarem uma dimensão, ainda pouco investigada, trazendo respostas para questões nos processos formativos iniciais de alfabetizadoras, tais como: Quais as relações estabelecidas pelas alunas estagiárias entre suas lembranças familiares e escolares e suas práticas educativas durante o estágio? Quais as relações entre sua formação inicial e estas mesmas práticas? Como se articula o eu-pessoal e o eu-profissional nos processos de tornar-se professora alfabetizadora? Como as acadêmicas articularam seus conhecimentos de vida e de formação sobre alfabetização e letramento? Estavam preparadas para alfabetizar e letrar? Perceberam sua capacidade leitora como professoras? Entre os principais autores estudados destaco Contreras (2002), Nóvoa (1992, 2001, 2003), Antunes (1997, 2001, 2004), Bosi (1994), Soares (1997, 1998, 1999), Paiva (2005), Weiss (2004), Leão (2004, 2005) entre outros, cujas reflexões fundamentaram a escrita deste trabalho. As considerações finais destacam a relevância da História de Vida nos processos de reflexão e conseqüente autoformação das acadêmicas estagiárias. Também são elencadas as relações percebidas entre as três dimensões: vivências pessoais, formação inicial e práticas educativas, como relações individualizadas e relações coletivas, estando as primeiras inseridas no âmbito da família, da escola e da formação das acadêmicas, tendo como foco a perspectiva mais pessoal de cada trajetória de vida. As demais relações abrangem uma perspectiva sócio-histórica, sendo influenciada e, simultaneamente, influenciando as histórias de vida das colaboradoras. Neste sentido, os resultados apontam para a relevância de pesquisas nesta área por permitirem um avanço continuado nos estudos sobre formação de professores, bem como para a valorização do período de estágio final da Graduação em Pedagogia.