Mostrar registro simples

dc.creatorMousquer, Elenir de Fátima Cazzarotto
dc.date.accessioned2007-12-26
dc.date.available2007-12-26
dc.date.issued2004-06-16
dc.identifier.citationMOUSQUER, Elenir de Fátima Cazzarotto. Filosofia das imagens na escola: uma alternativa para filosofar com crianças. 2004. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6786
dc.description.abstractThe study proposes itself a relevance and viability analysis of the insertion of Philosophy in the educational proposal, to the level of basic education. In the search of understanding that is configured in an emancipator process by the vies of the aesthetic experience. The discussion of the subject of the Philosophy of images as pedagogical-didactical alternative to philosophize with children in school, has as basic theoretical contributions the Program Philosophy for Children, by Matthew Lipman, and the Theory of Communicative Action by Jürgen Habermas. Philosophy has been permitting us to unveil the paradigms for education, in the transition to the post-modern society, in the presence of emerging necessities in the pedagogical action, with the shift from the conscience philosophy to the language philosophy, in which is accented the dialogical and communicative character of reason. Through the hermeneutic reading exercise, there is the purpose of analyzing some significant moments referring to the emergence of the infancy and its different images, searching the philosophical understanding in the global context, always noticing the specificity of our country. It is believed, that Philosophy through images may resignify the process of insertion of Philosophy in the schools and redimensionate the cultural formation dynamic, renewing the discussion about its teaching, departing from the referential of aesthetic images used in the language. In the present context, the images propose themselves as an access channel to knowledge, and in a second moment as a didactic resource. In the knowledge construction it is fundamental a deeper and more complete reflexion of the educative activity, due to the possibility of interpretation of the tensions that occur in the ambit of education, linking to this aspect a cognitive competence development theory and the implications of a communicative rationality in the pedagogical praxis.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofia das imagenspor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectRacionalidade comunicativapor
dc.subjectFormação culturalpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPhilosophy of imageseng
dc.subjectAestheticeng
dc.subjectCommunicative rationalityeng
dc.subjectCultural formationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleFilosofia das imagens na escola: uma alternativa para filosofar com criançaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO estudo propõe a análise da relevância e viabilidade da inserção da Filosofia nas propostas educacionais, ao nível da educação básica, na busca do entendimento que se configura num processo emancipador pelo viés da experiência estética. A discussão do tema da Filosofia das imagens como alternativa didático-pedagógica para filosofar com crianças na escola tem, como aportes teóricos básicos, o Programa de Filosofia para as Crianças, de Matthew Lipman, e a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas. A Filosofia vem nos permitindo desvelar os paradigmas da educação, na transição para a sociedade pós-moderna, diante das necessidades emergentes na ação pedagógica, com a mudança da filosofia da consciência para a filosofia da linguagem, em que se acentua o caráter dialógico e comunicativo da razão. Através do exercício da leitura hermenêutica, há o propósito de se analisar alguns momentos significativos referentes ao surgimento da infância e suas diferentes imagens, buscando o entendimento filosófico no contexto global, sem deixar de perceber a especificidade do nosso país. A Filosofia por imagens pode ressignificar o processo de inserção da Filosofia nas escolas e redimensionar a dinâmica da formação cultural, renovando a discussão sobre seu ensino, a partir do referencial das imagens estéticas utilizadas na linguagem. No contexto atual, as imagens se propõem como canal de acesso ao conhecimento e secundariamente como recurso didático. Na construção dos conhecimentos é fundamental uma reflexão mais completa e aprofundada da atividade educativa, pela possibilidade de interpretar as tensões que ocorrem no âmbito da educação, ligando a esse aspecto uma teoria do desenvolvimento da competência cognitiva e as implicações de uma racionalidade comunicativa na práxis pedagógica.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.contributor.referee1Boufleuer, Jose Pedro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0716582715601931por
dc.contributor.referee2Rossatto, Noeli Dutra
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2947312243186882por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450428189557945por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples