A informática e a educação dos alunos incluídos no ensino regular numa escola pública da rede estadual do município de Santa Maria / RS
Resumo
O estudo realizado apresenta uma análise dos recursos da
informática como ferramenta de ensino-aprendizagem e suas contribuições na construção do conhecimento dos alunos com necessidades especiais. Neste intuito, objetivou-se verificar a ocorrência de mudanças de comportamento nesses educandos nos aspectos cognitivo, afetivo e social, através de observações pedagógicas em sala de aula e no ambiente informatizado, bem como, detectar a sua contribuição para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. O universo da pesquisa abarca uma escola da rede pública estadual, centrando-se nos alunos incluídos nas séries iniciais do ensino comum que participam de atividades em ambiente informatizado. Como instrumento para coleta de dados, recorreu-se às entrevistas semiestruturadas aplicadas aos alunos, aos seus pais, as suas professoras do ensino comum, às educadoras especiais da sala de recursos e às estagiárias do curso de Educação Especial. Utilizaram-se documentos como Pareceres, produções das alunas e projetos de Informática, com a finalidade de ratificar, confrontar dados e informações. Após a pesquisa, o estudo concluiu que o uso da informática educativa aplicada à Educação Especial favoreceu o aprendizado das alunas, contribuindo para o seu crescimento. Observou-se, através do trabalho realizado no computador, que este recurso auxiliou as quatro alunas, participantes desta pesquisa, sendo decisivo no seu progresso motor, na sua auto-estima, segurança e desafios, envolvendo o processo ensino-aprendizagem, oferecendo-lhes maior motivação, criatividade, desenvolvimento do espírito cooperativo, da lecto-escrita e intensificação nas relações sócio-afetivas, sobretudo no processo de comunicação e interação, promovendo a inclusão social e escolar.