Leitura e mídias: desafios e oportunidades
Resumo
Descreve-se neste artigo uma proposta de trabalho que estuda as possibilidades e relações de diferentes mídias como formas de incentivo à leitura. O objetivo é investigar através de diferentes atividades as possibilidades da tecnologia a ser utilizada para incentivar a leitura com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, aplicação de questionários com professores, pais e alunos e diversas atividades com o grupo pesquisado como, por exemplo: contação de histórias, criação de programas de rádio, elaboração de livros, como forma de incentivo à leitura. A proposta foi aplicada na Escola Estadual de Educação Básica Pedro Nunes de Oliveira, localizada em Pantano Grande/RS, em uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental, com vinte e três alunos, seus respectivos familiares e seis professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A principal conclusão que se pode extrair desse estudo foi que as mídias possibilitam diversas formas de incentivo à leitura e que elas não substituem o interesse das crianças pelos livros impressos. No entanto, possibilitam interações diferentes, que só podem ser realizadas com seus recursos. O fundamental é que a escola cumpra o seu papel de estímulo à leitura, sendo um espaço de interação para alunos, pais e professores compartilharem suas experiências com a leitura, sejam elas no espaço virtual ou impresso.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]