Mostrar registro simples

dc.creatorSchmidt, Denise Pasqual
dc.date.accessioned2008-04-22
dc.date.available2008-04-22
dc.date.issued2007-09-26
dc.identifier.citationSCHMIDT, Denise Pasqual. Violence as a expression of the social question: manifestations and its copes in schools. 2007. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6804
dc.description.abstractIn the contemporary capitalist society violence assumes the status of an expression of the social relations that take place in the society and that occur in several places - the school being one of them. Until recently, the matter of school violence was treated within the boundaries of the school. Consequently, a large portion of the studies about violence in schools and whereabouts were focused on the teachers, students and their parents. With the introduction of the Estatuto da Criança e do Adolescente other public sectors such as Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e Juventude and Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente started to get involved with this issue. Therefore, we question how school violence has been perceived by these organizations. What are the expressions of school violence that come to them? The present study of school violence turned its attention to reveal the expression of this kind of violence from new and unprecedented sources of data. Hence, we present in this study expressions of school violence in the Santa Maria County from a point of view exogenous to the school. Our data sources were constituted by: documental analysis of inquiry transcripts from Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, semi-structured interviews with representatives from the three county Conselhos Tutelares and from Promotoria da Infância e Juventude of Santa Maria. The analysis of the collected data reveals that among several measures usually taken by the public schools and by parents the main one is the judicial characterization of school violence and school indiscipline. Furthermore, the demand for action from Conselho Tutelar agents in the school frequently comes along with an expectation for a punitive/repressive action rather than a protective one.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCrianças e adolescentespor
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectChildren and adolecentseng
dc.titleViolência como uma expressão da questão social: suas manifestações e seu enfrentamento no espaço escolarpor
dc.title.alternativeViolence as a expression of the social question: manifestations and its copes in schoolseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA violência assume, na sociedade capitalista contemporânea, o status de uma das expressões decorrente das relações sociais que nela se concretizam e se manifestam em vários espaços, sendo a escola um deles. A violência no meio escolar, até recentemente, era um tema tratado somente dentro da escola. Como reflexo disso, grande parte dos estudos produzidos sobre a violência na escola e no entorno tomaram como sujeitos de pesquisa, os professores, os alunos e seus pais. Com o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, outros órgãos passaram a se envolver no enfrentamento dessa violência: o Conselho Tutelar, a Promotoria da Infância e Juventude e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. No entanto, questiona-se de que maneira a violência no meio escolar é percebida por esses órgãos? Quais as expressões da violência escolar que chegam até eles? Nosso estudo sobre a violência na escola se voltou para a revelação dessa violência, a partir de novas fontes de dados, ainda inéditas. Apresentam-se, assim, neste estudo, as expressões da violência no meio e entorno escolar no município de Santa Maria, a partir de uma visão exógena à escola. Nossas fontes de dados constituíram-se: da análise documental dos inquéritos da Delegacia de Proteção à Criança - DPCA, entrevistas semi-estruturadas com representantes dos três Conselhos Tutelares e com a Promotoria da Infância e Juventude do Município. A partir do resultado, revela-se que, entre as medidas adotadas pela escola pública e pelos pais dos alunos, para o enfrentamento da violência e também da indisciplina escolar, está a judicialização. E que, a demanda pela ação dos conselheiros tutelares na escola, predominantemente, tem um cunho punitivo/repressivo e não protetor.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Arleth
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4430499313179506por
dc.contributor.referee1Prates, Jane Cruz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1901733198724508por
dc.contributor.referee2Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883536502592508por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9424111206985356por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples