Mostrar registro simples

dc.creatorGarcia, Simone Hoerbe
dc.date.accessioned2008-06-12
dc.date.available2008-06-12
dc.date.issued2008-03-24
dc.identifier.citationGARCIA, Simone Hoerbe. Information and communication technologies and the school assistance in the hospital environment: the study of one hospitalized student. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6814
dc.description.abstractThe school assistance in the hospital environment and the information and communication technologies are two themes which are inserted in current discussions on education. The school assistance in the hospital environment is carried out at the hospital class that, according to the National Policy of Especial Education (1994), guarantees the ongoing assessment to children and to youth under risky conditions such as hospital internment and treatment, since hospitalization creates restrictions to close contact relationships and to sociointeractive school opportunities, in other words, it affects the relationship with classmates and the learning relations mediated by the teacher as well as the intellectual exploration of the social life environments. The purpose of this research is to investigate the information and communication technologies as instruments to facilitate learning of hospitalized children. Therefore, a case study with one hospitalized student was carried out. She attended the hospital class from Hospital Universitário de Santa Maria in 2007 and was enrolled in the 4th grade of a school from Maçambará/RS. The instruments of data collection were semi-structured interview with both the hospital class teacher and the student s mother. The analysis of the collected data was based on the theoretical support provided by Vygotsky s socio-historical theory. Based on the analysis, we observed that self-esteem, motivation and socialization of the participant student became evident through the use of information and communication technologies during learning. As a result of that, it was possible to perceive the importance of using the computer as a support tool to the education process since it makes possible to the learner to have access to new knowledge and new ways of thinking and acting by using school materials in a more ludic and interactive way.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectAtendimento escolar no ambiente hospitalarpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectSchool assistance in hospital environmenteng
dc.subjectEducationeng
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação e o atendimento escolar no ambiente hospitalar: o estudo de uma aluna hospitalizadapor
dc.title.alternativeInformation and communication technologies and the school assistance in the hospital environment: the study of one hospitalized studenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho faz parte do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e está inserido na linha de pesquisa da Educação Especial. O atendimento escolar no ambiente hospitalar e as tecnologias de informação e comunicação são duas temáticas que estão inseridas nas discussões atuais da educação. O atendimento escolar no ambiente hospitalar é efetivado na classe hospitalar, que segundo a Política Nacional de Educação Especial (1994), garante acompanhamento educacional a crianças e jovens em situação de risco, como é o caso da internação ou tratamento hospitalar, uma vez que a hospitalização determina restrições às relações de convivência e às oportunidades sócio-interativas escolares, ou seja, compromete a relação com colegas e as relações de aprendizagem mediadas pelo professor e a exploração intelectual dos ambientes de vida social. A pesquisa teve como objetivo geral investigar as tecnologias de informação e comunicação como instrumentos facilitadores da aprendizagem de uma criança hospitalizada. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, de uma aluna hospitalizada, que freqüentou a classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria, no ano de 2007, e que estava matriculada na quarta-série de uma escola do município de Maçambará/RS. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a professora da classe hospitalar e com a mãe da aluna. A análise dos dados coletados teve como base o aporte teórico da Teoria Sócio- Histórica de Vygotsky. A partir da análise dos dados, observamos que foram evidenciadas a auto-estima, a motivação e a socialização da aluna participante da pesquisa, pela utilização das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem. Com isso, foi possível perceber a importância da utilização do computador como ferramenta de apoio ao processo educativo, uma vez que ele possibilita ao educando o acesso a novos conhecimentos e novas formas de pensar e agir, utilizando os materiais da escola de uma forma mais lúdica e interativa.por
dc.contributor.advisor1Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106por
dc.contributor.referee1Beltrame, Thais Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160735016279480por
dc.contributor.referee2Munhóz, Maria Alcione
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152442171177224por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287311535645462por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples