Mostrar registro simples

dc.creatorGuareschi, Taís
dc.date.accessioned2006-10-25
dc.date.available2006-10-25
dc.date.issued2006-06-20
dc.identifier.citationGUARESCHI, Taís. Learning and social representations: thinking on the learning development of students with pervasive developmental disorders. 2006. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6819
dc.description.abstractThis search started from the interest of thinking about how learning has been conceived at school. Otherwise, I treat about the learning of a specific group: students with Pervasive Developmental Disorders (authists and psychotics). Based on that, this study has as objective to identify the Social Representations of teachers of a school from Santa Maria/RS, about the learning of those students. The theoretical referents used here, were the psychanalist theory and the social representations theory. Throught the analisys of the mirror phase and social representation, it was stablished a relation between both theories. This way, the maping of social representation stablished the field in which the person of learning is antecipated by the teacher with a qualifying approach, were used as instruments for the search of collecting datas of interviews, examined through the analisys of content, and personal observations at school. The analisys of the data, showed that the socialization is seen for the biggest part of the teachers as the main objective of e learning of those students. Besides that, it revealed the influence of social representations about the learning capacity of those people on the teaching and learning processes. Therefore, been able to remean the social representations that point out to the direction of the incapacity of learning of those student, and the own social representation is essencial to your school-learning process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimentopor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectPervasive developmental disorderseng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectSocial representationseng
dc.titleAprendizagem e representações sociais: pensando a escolarização de alunos com transtornos globais do desenvolvimentopor
dc.title.alternativeLearning and social representations: thinking on the learning development of students with pervasive developmental disorderseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa nasceu do interesse em refletir sobre como a aprendizagem está sendo concebida na escola. Porém, trato de aprendizagem de um grupo específico: alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (autistas e psicóticos). Com base nisso, este estudo teve por objetivo identificar as Representações Sociais de professores de uma escola de Santa Maria-RS acerca da aprendizagem desses alunos. O referencial teórico utilizado foi a teoria psicanalítica e a teoria das Representações Sociais. Através da articulação entre estágio do espelho e representações sociais estabeleceu-se o diálogo entre as teorias. Assim, o mapeamento das representações sociais estabeleceu o campo no qual o sujeito da aprendizagem é antecipado pelo professor. Em uma abordagem qualitativa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevistas, examinadas através da análise de conteúdo, e observações participantes na escola. A análise dos dados mostrou que a socialização é vista pela maior parte dos professores como o objetivo principal da escolarização desses alunos. Além disso, revelou a influência das representações sociais acerca da capacidade de aprender desses sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, poder ressignificar as representações sociais que apontam para a direção da incapacidade de aprender desses alunos e a própria representação de socialização é essencial para seu processo de escolarização.por
dc.contributor.advisor1Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633349506600991por
dc.contributor.referee1Arpini, Dorian Mônica
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7359875094778140por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee3Rickes, Simone Moschen
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9706796553756326por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9804547292135009por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples