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dc.creatorGoulart, Sheila Fagundes
dc.date.accessioned2008-07-17
dc.date.available2008-07-17
dc.date.issued2008-05-02
dc.identifier.citationGOULART, Sheila Fagundes. ATTENDANCE IN PEDAGOGICAL PRACTICE: UFSM BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING TRAINEES REPRESENTATIONS. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6825
dc.description.abstractThis dissertation was realized on the Formation, Knowledge and Professional Development research line, by the Education Post-Graduation Program (EPGP) of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), and presents propositions about the beliefs and conceptions that UFSM Biological Sciences Teaching Course trainees have concerning the Supervised Curricular Training (SCT) developed from a training proposal called Attendance in Pedagogical Practice (APP). This Attendance, realized through three basic actions Individual and Collective Consulting (IC and CC), Pedagogical Practice Diaries (PPD) and School Visits (SV), aim at making the training an environment for considering about the teacher s practice, of affirming or not the professional choice and of researching about the teaching occupation practising. The research is characterized by a qualitative approach framed on a case study constructed from watching/participating in the activities performed during the proposal development, the narratives and the documents produced by three trainees. For the analysis and interpretation of the representations about the attendance proposal by the trainees, the works of Freire (1968, 1995, 1997), Riani (1996), Pimenta e Lima (2004), Freitas et al (2005), among others, were utilized. It is important to mention that crystallized conceptions about training are still present in our formation courses and the SCT understanding as a privileged formative environment is a constant quest for the instructors who believe that by sharing experiences and knowledge we become more autonomous professionals.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectEstágio curricular supervisionado, acompanhamento da prática pedagógicapor
dc.subjectInitial teacher formationeng
dc.subjectSupervised curricular trainingeng
dc.subjectAttendance in pedagogical practiceeng
dc.titleACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: REPRESENTAÇÕES DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSMpor
dc.title.alternativeATTENDANCE IN PEDAGOGICAL PRACTICE: UFSM BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING TRAINEES REPRESENTATIONSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta proposições sobre as crenças e concepções que os estagiários do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM têm a respeito do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) desenvolvido a partir de uma proposta de orientação de estágio denominada Acompanhamento da Prática Pedagógica (APP). Este Acompanhamento, realizado a partir de três ações básicas - Atendimento Individual e Coletivo (AC e AI), Diário da Prática Pedagógica (DPP) e Visitas às Escolas (VE), tem o intuito de tornar o estágio um espaço de reflexão sobre a prática docente, de afirmação ou não da escolha profissional e de pesquisa sobre o exercício da profissão Professor. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa emoldurada num estudo de caso construído a partir da participação/observação das atividades realizadas ao longo dessa proposta, das narrativas e dos documentos produzidos por três estagiários. Para a análise e interpretação das representações dos estagiários, sobre a proposta de acompanhamento, foram utilizadas como referências as obras de Freire (1968, 1995, 1997), Riani (1996), Pimenta e Lima (2004), Freitas et al (2005), entre outras. É importante dizer que concepções cristalizadas de estágio ainda estão presentes em nossos cursos de formação e o entendimento de ECS como um privilegiado espaço formativo é uma busca constante de formadores que acreditam que é através do compartilhamento de experiências e saberes que nos constituímos em profissionais mais autônomos.por
dc.contributor.advisor1Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721731D0por
dc.contributor.referee1Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769237E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138766P2por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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