Representações sobre a leitura e a escrita na formação de professores: uma pesquisa com professoras dos anos iniciais
Resumo
A Dissertação de Mestrado intitulada Representações sobre a Leitura e a Escrita na Formação de Professores: uma pesquisa com Professoras dos Anos Iniciais vincula-se à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Curso de Mestrado da UFSM. O propósito dessa pesquisa foi
investigar as representações sociais de quatro professoras em exercício nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma Escola da Rede Pública de Silveira Martins/RS, em relação à leitura e à escrita na escola. O objetivo principal foi
contribuir com a ampliação de saberes docentes no trabalho com essas habilidades para a construção do conhecimento. As questões orientadoras desta pesquisa estão voltadas para a relação que as professoras foram construindo ao longo de suas trajetórias de vida em relação à leitura e à escrita, buscando verificar se estas relações têm interferência (ou não) em suas práticas pedagógicas. Para isso, acompanhei os seus processos formativos desde a infância até os dias atuais.
Levando em consideração o tema proposto, bem como os objetivos decorrentes, aproximo-me da natureza qualitativa da pesquisa. Para a produção desse material foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e narrativas escritas (autobiografias), onde as professoras se apropriam das representações e dos significados nos diferentes espaços/tempos de formação. Para isso, baseio-me em concepções teóricas referentes ao processo de Formação de Professores, à Leitura e à Escrita como Território de Produção do Conhecimento e à Teoria das Representações Sociais, utilizando-me de autores como Barcelos (2004), Marques (2001), Moscovici (1978), Nóvoa (1991), Tardif (2002), Zilberman e Silva (2005), entre outros. Através da aproximação das trajetórias pessoais e profissionais das
professoras, nas narrativas orais e escritas, fica evidente a influência recíproca entre os vários espaços/tempos de formação, nos saberes relacionados à leitura e à
escrita. Por isso, a importância de se considerar a história pessoal de cada professora, suas crenças, representações, experiências de vida, tanto na formação inicial quanto na formação continuada, na possibilidade de ressignificar e construir novos sentidos para suas praticas.