dc.contributor.advisor | Oesterreich, Frankiele | |
dc.creator | Fraga, Amanda Moura de | |
dc.date.accessioned | 2015-01-20T11:03:17Z | |
dc.date.available | 2015-01-20T11:03:17Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/683 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to verify if advertisement is one efficient didactic alternative to
be used in schools. Therefore, Devassa beer ads and Honda CG 150 Fan
motorcycle ads are being used in classrooms, observing if the students can make
analyses of comprehension concerning to these cultural objects and if they
successfully apply the multimodal theories of Kress and van Leeuwen (1996), in the
studied ads. This research is made due to the fact that, in a consumer society,
understanding what feelings are behind the ads, becomes a way to develop critical
sense, which make students to have clear thoughts and choices. This paper involves
an eight grade group, that answers a questionnaire with interpretative questions
about Devassa beer ads and Honda CG150 Fan motorcycle ads, also applies the
multimodal theory of Kress and van Leeuwen (1996), in the ads. The results show
that this kind of media in classroom is one alternative that can stimulate reasoning,
communicative ability and critical analyses of students, collaborating to become
citizens. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Propaganda | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.subject | Interpretação | por |
dc.subject | Multimodalidade | por |
dc.title | A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa verificar se a propaganda consiste em uma
alternativa didática eficaz para o uso na escola. Para tanto, utiliza as propagandas
da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan em sala de aula, observando se
os alunos conseguem realizar análises interpretativas em relação a estes objetos
culturais e se aplicam com sucesso a teoria multimodal de Kress e van Leeuwen
(1996) nas propagandas em questão. A pesquisa se justifica pelo fato de que, em
meio a uma sociedade de consumo, interpretar os sentidos que subjazem às
propagandas torna-se uma maneira de desenvolver o senso crítico, para que o
jovem tenha clareza em seus posicionamentos e escolhas. O trabalho envolve uma
turma de 8º ano, que responde a um questionário com questões interpretativas
sobre as propagandas da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan, bem
como aplica a teoria multimodal de Kress e van Leeuwen (1996) nas propagandas.
Os resultados apontam para a utilização deste tipo de atividade midiática em sala de
aula como uma alternativa capaz de estimular o raciocínio, a capacidade
comunicativa e a análise crítica dos alunos, colaborando para a formação de
cidadãos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |