Mostrar registro simples

dc.creatorMarques, Gerson de Oliveira
dc.date.accessioned2008-09-22
dc.date.available2008-09-22
dc.date.issued2006-03-28
dc.identifier.citationMARQUES, Gerson de Oliveira. The historical patrimony of Vila Belga-SM/RS: the design and the non-formal education as possibilities for na educating city. 2006. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6846
dc.description.abstractThis study is insertes within the "E ducation and Arts" research line associated to the Post-Graduatin Programo f the Education Center of UFSM-SM-RS. The present paper appmaches the study of the urban visual and the valorization of the identity of Vila Belga's community from Santa Maria and its habitational conjunct for their irnportance as Historical Patrimony of the state, searching for this patrimony conceptions through the non-formal education and the development of an alternative space of pmducton and education in visual arb by the printworks design's perspective analyzing the possibilities of a changing process of Santa Maria in to an educanting city. Thus, the quantiative/qualitative was the chosen approach through a case study where we have tried to understand thequestions regarding the delimitation of the study which embraces the residents of the Vila Belga community totaling four students. The data collection was developed through the semistructured inte~iewst,h e field diary, a document refemng to the register of the daily moments of the research. According to the concepts of educating city which sees the city not only as a physical space to live and to work but also as a reflections place around the educative aspects in formal and nonformal spaces allowing the citizen to learn in and with the city, the informal knowledge generated in the urban daily environment is also knowledge about the environment itself (GADOTTI, PADILHA, CABEZUDO, (2004); GADOTTi, GUTIERREZ, (2001); ZAINKO, (1997)). We have verified within the non-formal educative the production of the daily knowledge assimilated and incorporated as local culture. The relations of identity with the Vila Belga Pairimony have been observed throug the childhood, work, and social life of the students with the place. Along the works development, we have obse~eda new conception of the patrimony as a whole belonging to the community of Santa Maria. The new urban visual hás been showed through the elements such as roofs, sidewalks and electric threads, full of meanings ans experientes present in the prints produce by the students. The research h8s emphasized the irnportance of the alternative spaces opening in the communities for the accomplishment of cultural projects for the community developing cooperation production and leaning relations mediated by public government which must to provide these spaces with eqipments, material, and people reinforcing the possibilities for na educanting city.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectEducação não-formalpor
dc.subjectCidade educadorapor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectPatrimonyeng
dc.subjectNon-formal educationeng
dc.subjectEducanting cityeng
dc.subjectDesigneng
dc.titleO patrimônio histórico da Vila Belga-SM/RS o design e a educação não-formal como possibilidades para uma cidade educadora: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe historical patrimony of Vila Belga-SM/RS: the design and the non-formal education as possibilities for na educating cityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo insere-se na linha de pesquisa de "Educação e Artes" vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - RS. O presente trabalho trata do estudo da visualidade urbana e da valorização identitária da comunidade Vila Belga Santa Maria e seu conjunto habitacional por sua importância enquanto Património Histórico do estado, buscando as concepções desse património através da Educação Não-Formal e da criação de um espaço alternativo de produção e educação em Artes Visuais, pelo viés do Design de Estamparia, investigando as possibilidades para um processo de transformação de Santa Maria em uma Cidade Educadora. Dessa forma optou-se pela abordagem metodológica quantiqualitativa, através de um estudo de caso, onde buscou-se compreender as questões relativas à delimitação do estudo que abrangeu os moradores da Vila Belga, totalizando quatro educandos. A coleta de dados se organizou por meio de entrevistas semiest~turadasc om os moradores, da análise documental, portifólio e diário de campo, documento referente ao registro dos momentos cotidianos da pesquisa. Balizando-nos nos conceitos de Cidade Educadora que vé a cidade, não mais apenas como um espaço físico para morarmos e trabalharmos, mas também como local de reflexões sobre os aspectos educativos nos espaços formais e não-formais que permitam aos cidadãos aprenderem na e com a cidade. nesse sentido o conhecimento informal gerado no meio cotidiano urbano é também conhecimento sobre esse próprio meio. (GADOTTI, PADILHA, CABEZUDO, (2004); GADOTTI, GUTICRREZ. (2001); ZAINKO, (1997)) Verificou-se na pratica educativa nao formal a produção do conhecimento cotidiano. compreendido e incorporado como cultura local. As relações de identidade com o Património Vila Belga, foram observadas através da infância, do trabalho e da vida social dos educandos com o local, durante as experiências vividas na construção dos trabalhos, observou-se uma nova concepção do patrimdnio entendido como um todo, pertencendo a toda comunidade de Santa Maria. A nova visualidade urbana. foi revelada através dos elementos como telhados, calçadas e fios elétricos, carregados de significados e vivencias representados nas estampas produzidas pelos educandos. A pesquisa apontou a importância da abertura de espaços coletivos nas comunidades para realização de projetos culturais voltados à comunidade, que gerem relações de cooperação, produção e aprendizagem mediadas pelo poder público que deve dotar esses espaços de equipamentos, materiais e pessoal, reforçando assim as possibilidades para uma Cidade Educadora.por
dc.contributor.advisor1Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2446074749753703por
dc.contributor.referee1Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7227767555433465por
dc.contributor.referee2Frange, Lucimar Bello P
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973661142807712por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4712803853019207por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples