Design de moda e educação não-formal: os fósseis de árvores petrificadas como referência para processos criativos
Abstract
Este estudo foi desenvolvido na Linha de Pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria /RS. A presente pesquisa buscou investigar a
prática educativa não-formal através do patrimônio histórico regional, situado no sítio paleontológico Chácara das Flores em Santa Maria (RS), tendo como referência os fósseis de árvores petrificadas no desenvolvimento de processos criativos, buscando-se um espaço alternativo onde educação e design de moda interajam e contribuam socialmente na preservação e valorização do patrimônio histórico e prático educativo em design. No referencial teórico pesquisado buscaram-se pressupostos referentes à educação não-formal, Freire (1981, 1983, 1992, 1993, 1996), Gadotti (1991, 1997, 2000, 2001), Gohn (1999, 2004) destacando-se os
espaços de atuação, inclusão social e geração de renda. Também os fósseis de árvores petrificadas, Malfatti e Agostini (2006), Sommer e Scherer (1999), leis de proteção ambiental e possíveis contribuições sociais, científicas e culturais. Do
mesmo modo, o design com base teórica em Munari (1987, 1990), Redig (1983), Löbach (2001), Lipovetsky (2006), subsidiada nos conceitos, linguagens visuais, aplicações e processos criativos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a
abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, onde se buscou a participação das colaboradoras da pesquisa, mulheres moradoras do Bairro Chácara das Flores, localizado em Santa Maria (RS), num processo investigativo envolvendo
instrumentos pertinentes a compreensão e descrição do contexto em que vivem, assim como a organização coletiva do saber/fazer do design de moda, gerando um compromisso das mesmas com possíveis mudanças numa ação compartilhada e cooperativa, como também visando os processos criativos produzidos. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a análise documental, entrevista
semi-estruturada, entrevista sócio-antropológica, observação participante, diário de campo e portfólio. Por meio de análises qualitativas interpretativas pretendeu-se que estes saberes além de beneficiarem a sociedade através dos conhecimentos
construídos retornassem à mesma em forma de novas possibilidades na geração de renda, conscientização e preservação patrimonial, refletindo num novo olhar no
design de moda construído pelas colaboradoras da pesquisa na constituição de suas identidades culturais.