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dc.creatorRichter, Luciana
dc.date.accessioned2008-09-26
dc.date.available2008-09-26
dc.date.issued2008-05-09
dc.identifier.citationRICHTER, Luciana. IMAGES IN EDUCATIO: A STUDY ABOUT NATURE CONCEPTIONS IN ADVERTISEMENTS. 2008. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6850
dc.description.abstractConsidering the expressive presence of publicity images nowadays, this research was proposed aiming at understanding deeply the meaning of advertisement with nature images through pedagogical workshops. The study consists of a qualitative analysis besides being a case study. Considering that advertisements are widely spread in our society, the Cultural Studies were chosen to guide this research. The workshop tried to foster the participants understanding in relation to a critical images reading, particularly the advertising ones, as well as to discuss and reflect about nature conceptions. 11 workshop implementations occurred, working with images for students of Teachers Formation Courses and also professionals of the Education area, totalizing 310 participants. The workshop made possible countless discussions and reflections about the role we educators represent for he media and how we as consumers answer to he attractions we are exposed to. In the advertisement reading, some privileged only the images, others the relation between textual elements and images, while others exposed what they felt in front of the advertisement. The discussions about nature conceptions showed some divergences, but there was convergence in affirming that nature can be used to sell all kind of things, and the way it is exposed in the media most of times do not demonstrate that there are environmental problems. Through the workshop evaluation form, it was possible to perceive that the participants were touched to the use of images in the classroom, but there are some limitations as the school table of contents and time. This research fits in the line of research Curriculum, Education and School Practices in the Post- Graduate Program in Education (PPGE) at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImagens de naturezapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectAnúncios publicitáriospor
dc.subjectOficinas pedagógicaspor
dc.subjectNature imageseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectAdvertisementeng
dc.subjectPedagogical workshopseng
dc.titleImagens na educação: um estudo sobre a(s) concepção(ões) de natureza em anúncios publicitáriospor
dc.title.alternativeImages in educatio: a study about nature conceptions in advertisementseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPensando na expressiva presença das imagens publicitárias em nosso cotidiano, propusemos essa pesquisa tendo por objetivo aprofundar a compreensão dos significados de anúncios publicitários com imagens de natureza através de oficinas pedagógicas. O estudo está dentro de uma perspectiva de análise com ênfase qualitativa, sendo este um estudo de caso. Considerando-se que os anúncios publicitários são amplamente difundidos na sociedade, escolhemos os Estudos Culturais para iluminar a pesquisa. A oficina pedagógica teve por objetivo ampliar a compreensão dos participantes quanto à leitura crítica de imagens, particularmente das publicitárias, bem como discutir e refletir sobre a(s) concepção(ões) de natureza. Ocorreram 11 implementações da oficina Trabalhando com Imagens para acadêmicos de Cursos de Licenciaturas e a profissionais ligados a área de Educação, totalizando 310 participantes. A oficina proporcionou inúmeras discussões e reflexões sobre o papel que nós educadores desempenhamos frente à mídia e como nós, enquanto consumidores, respondemos aos atrativos a que estamos expostos. Nas leituras dos anúncios publicitários, alguns privilegiaram apenas a imagem, outros a relação entre elementos do texto e imagem e outros expuseram o que sentiram frente ao anúncio. As discussões sobre as concepções de natureza mostraram algumas divergências, mas houve convergência em se afirmar que a natureza pode ser utilizada para vender de tudo, e que a forma com que a maioria das vezes ela é exposta na mídia para vender produtos não demonstra que existem problemas ambientais. Através da ficha de avaliação da oficina, pudemos perceber que os participantes sensibilizaram-se para o uso de imagens em sala de aula, mas que ainda existem algumas limitações como o currículo e o tempo escolar. Esta pesquisa está inserida da linha de pesquisa Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).por
dc.contributor.advisor1Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1136434717168776por
dc.contributor.referee1Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3988331743668197por
dc.contributor.referee2Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1075373845442641por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1764563112469809por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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