Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ROMARIA DA MEDIANEIRA E ESTUDOS CULTURAIS: A CONSTRUÇÃO DOS MODOS DE VER DOS FUTUROS DOCENTES DE ARTES VISUAIS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
CARLAFARIASSOUZA.pdf (13.82Mb)
Data
2008-06-30
Autor
Souza, Carla Farias
Primeiro orientador
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Primeiro membro da banca
Franz, Teresinha Sueli
Segundo membro da banca
Lunardi-lazzarin, Márcia Lise
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida na Linha de Educação e Artes/PPGE e objetivou a construção de uma possibilidade de prática educativa para o ensino de Artes Visuais tendo como temática a leitura de imagens referentes à Romaria da Medianeira analisados a partir da perspectiva das Artes Visuais, utilizando Franz (2003) e Hernández (2000) e dos Estudos Culturais com Costa (2003), Giroux (1995), Hall (1997), Silva (1995), Veiga-Neto (2000). Analisou-se as narrativas presentes na leitura de imagem da festa de Nossa Senhora Medianeira e nos artefatos visuais que compõem os aspectos mercadológicos da procissão e problematizou-se os aspectos da cultura religiosa local na formação inicial de professores. A abordagem da pesquisa é qualitativa, através de um estudo de caso realizado com acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Foram utilizados a observação participante, a análise documental, a entrevista, o diário de campo e o portfólio como instrumentos de coleta de dados. Como resultado da investigação, notou-se, na análise de cunho cultural da imagem, os modos de ver entre os sujeitos que se diferenciam em profundidade e criticidade, quando um parte de um ponto de vista cristalizado pelo discurso religioso e quando outro se permite olhar de um ponto de vista mais crítico, indo além de uma mera leitura superficial. Nesse sentido, vê-se a importância da construção do olhar na formação de professores de Artes Visuais sobre um produto cultural como uma procissão inserida na abordagem dos Estudos Culturais, visto que problematiza o contexto e as relações de poder contidas na imagem, influenciando possivelmente sobre a compreensão crítica da mesma.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6851
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.