Mostrar registro simples

dc.creatorBarbosa, Mirian Haubold
dc.date.accessioned2006-11-01
dc.date.available2006-11-01
dc.date.issued2005-04-08
dc.identifier.citationBARBOSA, Mirian Haubold. Therapies psychodynamic's teacher-supervisor's formation: a study of medical education. 2005. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6860
dc.description.abstractThe present study follows the Knowledge Formation and Professional Development research line, and aims to describe and understand the formation of the analytic psychotherapy supervisor. The qualitative method is used to increase the reflection on this formative process. The investigation had as subjects four psychoanalysts of the same generation, who works as professors and also as supervisors. The material was collected by means of semi-structured interviews, submitted to content analysis and then organized in four evaluation dimensions: personal, formative as supervisee, formative as supervisor and the formative process itself. Through the analysis of these dimensions the conclusion is that the formation of the professor-supervisor occurs in an empiric form, complementary to the specific formation of the psychotherapist, in a relation theory/person/professional identity. The professor-supervisor formation process is anchored in the supervision, through a cognitiveoaffective nature relation, which establishes an intersubjective communication between supervisor and supervisee, concomitant to the supervision dynamics and inside it. This interaction creates identification mechanisms that results in a professor professional identity based on the therapist professional identity, as a continuous process, subject to transformation during work activity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectPsicoterapiapor
dc.subjectSupervisioneng
dc.subjectPsychotherapyeng
dc.titleA formação do professor-supervisor de terapias psicodinâmicas: um estudo de educação médicapor
dc.title.alternativeTherapies psychodynamic's teacher-supervisor's formation: a study of medical educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional e apresenta, como tema, a formação do supervisor de psicoterapias analíticas. Tendo o objetivo de aprofundar a reflexão sobre esse processo formativo, recorreu à linha metodológica qualitativa, de cunho interpretativo. A investigação apresentou como sujeitos quatro psicanalistas pertencentes a uma mesma geração, executores das funções de professor e de supervisor. Os achados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas que, após analisadas em seu conteúdo, possibilitaram que fossem organizadas quatro dimensões de avaliação: pessoal, formativa como supervisionando, formativa como supervisor e processo formativo em si. Através dessas dimensões, chegou-se à conclusão de que a formação do professor-supervisor ocorre de forma empírica, complementar à formação específica do psicoterapeuta, numa relação teoria/pessoa/identidade profissional. O processo de formação do professor-supervisor está ancorado na supervisão, através de vínculo afetivo-cognitivo, dentro do qual se estabelece uma intersubjetividade de supervisor e supervisionando paralela à dinâmica da supervisão e inserida nela. Nessa interação, formam-se mecanismos identificatórios que resultam numa identidade profissional de professor originária da identidade profissional de terapeuta, processo que se mostra contínuo, passível de transformação no exercício da atividadepor
dc.contributor.advisor1Isaia, Silvia Maria de Aguiar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0954246692473735por
dc.contributor.referee1Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633349506600991por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4000951779037880por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples