Mostrar registro simples

dc.creatorNegrini, Tatiane
dc.date.accessioned2009-10-13
dc.date.available2009-10-13
dc.date.issued2009-08-21
dc.identifier.citationNEGRINI, Tatiane. The school for the deaf and students with high abilities/giftedness: a problem arising from the process of identifying of deaf people. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6873
dc.description.abstractThis study is linked to Line Search Special Education Course of Master Program of Postgraduate Education at the Federal University of Santa Maria - UFSM that arose from the interest generated during the training in special education and participation in projects. Thus, the question that guided this research was how the process of identifying students with characteristics of High Abilities/Giftedness happens within the school / deaf community and the purposes for which the same? Accordingly, the overall objective was to discuss the effects that the process of identifying students with characteristics of High Abilities/Giftedness will produce within the school for deaf. The specific objectives were: a) organize and implement strategies for identifying students with High Abilities/Giftedness that take into account the experiences, language and expression of the deaf, b) discuss the process of identifying students with characteristics of High Abilities/Giftedness in the deaf community, examined the effects for the same c) to examine the perceptions of those involved in research on the students with High Abilities/Giftedness and the identification process. This research followed a qualitative approach, the type of case study therefore used as a base school, in the case, a school for deaf. The methodology was organized to achieve the process of identifying students with High Abilities/Giftedness school for deaf, involving the support of deaf people to adapt a list of items for observation in the classroom (GUENTHER, 2000), as well as the participation of teachers and students of the school, in other stages of the process. All steps were carried out on a journal in the field, leading to further appreciation of them. For data analysis, was performed a categorization, with appropriate highlighting of some aspects that are highlighted, among them, the deaf students identified with characteristics of High Abilities/Giftedness show features, attributes that can be evidenced in the school, taking into account the specificities of their language, culture, etc. and they can be observed at different times. It is important to emphasize that the identification process that allows these students to think about curriculum strategies to meet this demand, nurture opportunities for differentiated learning. Moreover, the educational context is surrounded by a larger network of relationships, which determine time and space in modernity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectEscola de surdospor
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectIdentificationeng
dc.subjectSchool of the deafeng
dc.titleA escola de surdos e os alunos com altas habilidades/superdotação: uma problematização decorrente do processo de identificação das pessoas surdaspor
dc.title.alternativeThe school for the deaf and students with high abilities/giftedness: a problem arising from the process of identifying of deaf peopleeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM que surgiu a partir do interesse despertado durante a formação na área da Educação Especial e da participação em projetos. Dessa forma, a questão que guiou esta pesquisa foi como o processo de identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação acontece dentro da escola/comunidade surda e quais os efeitos para a mesma? Nesta perspectiva, o objetivo geral foi problematizar os efeitos que o processo de identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação vai produzir no espaço da escola de surdos. Os objetivos específicos foram: a) Organizar e implementar estratégias para a identificação de alunos com altas habilidades/superdotação que levem em consideração as vivências, a língua e a expressão dos surdos; b) Problematizar o processo de identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação nesta comunidade surda, averiguando os efeitos para a mesma; c) Analisar as percepções dos envolvidos na pesquisa quanto aos alunos com altas habilidades/superdotação e ao processo de identificação. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, pois utilizou como base uma instituição escolar, no caso, uma escola de surdos. A metodologia foi organizada tendo em vista a realização do processo de identificação de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos, envolvendo o apoio de colaboradores surdos para adaptação de uma Lista de Itens para observação em sala de aula (GUENTHER, 2000), assim como a participação de professores e alunos da escola, nas demais etapas do processo. Todas as fases realizadas foram descritas em um diário de campo, que permitiu uma posterior apreciação dos mesmos. Para a análise dos dados, foi realizada uma categorização, sendo oportuno o destaque de alguns aspectos que se salientaram, entre eles, que os alunos surdos identificados com características de altas habilidades/superdotação demonstram traços, atributos que podem ser evidenciados no contexto da escola, levando em consideração as especificidades da sua língua, cultura, etc. e que estes podem ser observados em diferentes momentos. É importante destacar que o processo de identificação destes alunos possibilita que se possa pensar em estratégias curriculares para atender a esta demanda, oportunizando possibilidades de aprendizagens diferenciadas. Além disso, o contexto educacional está envolto por uma rede maior de relações, que determinam tempos e espaços na modernidade.por
dc.contributor.advisor1Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106por
dc.contributor.referee1Lebedeff, Tatiana Bolivar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081286250806899por
dc.contributor.referee2Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1361785565182358por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6375749355117140por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples