Cultura visual e cultura digital: mídia e identidade em arte educação
Abstract
Este artigo aborda a relação aluno-mídia-identidade através da análise dos
elementos da cultura visual presentes em seu cotidiano físico e virtual. As
ferramentas digitaisutilizadas no trabalho de leitura de imagens na aula de Arte,
também são objeto de estudo dos alunos, objetivando incentivar uma postura crítica
quanto à infinidade de recursos tecnológicos e a abundância de informações que
temos disponível no mundo contemporâneo.Para isso, foram analisados os
universos visuais que povoam seu cotidiano em diferentes
contextos/mídias/suportes. Essas análises foram desenvolvidas e registradas
através de portfólios físicos e virtuais (blog), sempre realizando a relação das
mesmas com a construção de sua identidade.A principal conclusão que podemos
extrair desse estudo é a constatação da necessidade de se pensar a educação para
a compreensão crítica sobre a pertinência, as possibilidades e as limitações que os
recursos e conteúdos midiáticos podem ter na vida dos jovens.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]