dc.creator | Amadori, Marilaine Pozzatti | |
dc.date.accessioned | 2017-01-26 | |
dc.date.available | 2017-01-26 | |
dc.date.issued | 2004-09-05 | |
dc.identifier.citation | AMADORI, Marilaine Pozzatti. Generating words as theme for the design of printworks for rugs: a study with women of the Vila Cerrito. 2004. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6883 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação popular | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Estamparia têxtil | por |
dc.subject | Tapetes | por |
dc.subject | Design | por |
dc.title | Palavras geradoras como tema para o design de estamparia para tapetes: um estudo com mulheres da Vila Cerrito | por |
dc.title.alternative | Generating words as theme for the design of printworks for rugs: a study with women of the Vila Cerrito | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa prática de ensino na sub-área Educação e Arte, deu-se pelo interesse em aprender e desenvolver práticas de ensino na educação de adultos em ambiente não-formal, contribuindo com a educação popular. O estudo procura analisar o processo de reflexão-conscientização-ação a partir de palavras geradoras e o desenvolvimento da criatividade através da linguagem do design de estamparia. Fundamentada numa abordagem qualitativa caracterizada pela pesquisa participante, esta investigação se propôs a construir, registrar e interpretar, aspectos referentes à reflexão-conscientizaçãoação e criação, utilizando como principais instrumentos à observação participante, análise documental (gravação de voz e imagem fixa e móvel) e análise de processofólio. A abordagem teórica se baseia fundamentalmente na proposta pedagógica de Paulo Freire que dialoga com Lev Vygotski e Fayga Ostrower. Três autores que têm em comum suas teorias construídas com base nas próprias experiências práticas. Participaram da prática investigativa cinco mulheres pesquisadas/pesquisadoras, residentes na vila Cerrito em Santa Maria-RS, mesmo contexto em que ocorreu a investigação. A análise crítica foi efetivada relatando o processo de reflexão-conscientização-ação acerca das palavras geradoras, mediado pelo diálogo seguindo para o processo de criação de projetos aplicáveis a tapetes através da estamparia artesanal. | por |
dc.contributor.advisor1 | Corrêa, Ayrton Dutra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1453972851556614 | por |
dc.contributor.referee1 | Isaia, Lucia | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0289068104996365 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3053036805154252 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |